Esporte local

Com 12 equipes classificadas, Amazonense sub-16 finaliza primeira fase e parte para o mata-mata

Primeiros colocados das chaves, Amazonas, Santos Manaus, Fast e Tabosão avançaram direto para as quartas, enquanto as demais disputarão os playoffs

A primeira fase do Campeonato Amazonense Sub-16 foi encerrada nesta sexta-feira (13). No total, 12 equipes se classificaram para o mata-mata e oito disputarão os playoffs, em confronto único. Amazonas, Santos Manaus, Fast e Tabosão, líderes e vice-líderes dos grupos A e B, respectivamente, vão direto para as quartas.

A 7ª e última rodada da fase de grupos

Abrindo a rodada, na sexta-feira (6), o Tabosão recebeu o São Raimundo, na Nilton Lins. Logo aos 11 minutos, o atacante do São Raimundo, Ticuna, abriu o placar. Aos 27, novamente, Ticuna, arrancou pela direita, entrou na área e tocou no canto, para ampliar. Na segunda etapa, o Tabosão diminuiu com Antônio, aos 24. Os Touros foram para cima em busca do empate, entretanto, quem marcou foi o Tufão da Colina, com Luis Fernando, na reta final.

Líbano e Real Manaus se enfrentaram na quinta-feira (12), no CT da Petrobras. Aos 29, Ariel abriu o placar para o Líbano e, seis minutos depois, Ulisses ampliou. Na volta do intervalo, aos dois minutos, David fez o terceiro. Na sequência, Ulisses fez mais um na partida. O Real Manaus diminuiu com Ruan e Keven. Final: 4 a 2.

No dia seguinte, sexta-feira (13), Amazonas e Santos Manaus se enfrentaram pela liderança do grupo A, no CT da Petrobras. No primeiro tempo, a Onça foi mais presente no campo de ataque, até que na reta final, Vinicius recebeu o cartão vermelho. Na segunda etapa, o Peixe foi para cima e chegou a acertar o travessão, porém, o Aurinegro segurou o 0 a 0 no marcador.

No CT Barbosa Filho, RB do Norte e Manaus mediram forças. O Boto saiu na frente, com Marcelo, aos 14 do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Gavião conseguiu virar em quatro minutos, aos 27 e 31, com Diego e Imperador. O Boto não desistiu e foi buscar o empate nos acréscimos, com o camisa 9, Francisco.

Na Colina, entraram em campo Tarumã e Recanto. André, aos seis do segundo tempo, colocou o Recanto na frente. 20 minutos depois, Rafael empatou o jogo e deu a classificação para o Tarumã. Os jogadores festejaram bastante o resultado, pois o empate garantia o time na próxima fase.

Em Manacapuru, no Gilbertão, o América recebeu o EBS. A equipe visitante precisava de uma vitória e uma derrota do Tarumã para carimbar a classificação. O triunfo veio, por 2 a 1, com gols de Henry e Kanderson. Israel fez o gol da equipe da Terra da Ciranda. Apesar da vitória, o resultado não foi o suficiente para o EBS comemorar a vaga no mata-mata.

Fase mata-mata

Amazonas, Santos Manaus, Fast e Tabosão já estão garantidos nas quartas de final. Antes das quartas, as equipes restantes se enfrentarão nos playoffs da competição, em partida única. Confira os duelos:

Manaus x Tarumã
São Raimundo x Real Manaus
Líbano x América de Manacapuru
Recanto x RB do Norte

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)