Amazonenses pelo mundoEsporte localMais Lidas

Com 16 gols, amazonense Rigley fatura artilharia do Paulistão sub-20 pelo Capivariano

Com passagens nos juniores de Fast Clube, Cruzeiro e Comercial-SP, o atacante de 18 anos foi o goleador de um dos estaduais de base mais disputados do país

O Campeonato Paulista sub-20 de 2023 terminou com o título do Palmeiras sobre o São Paulo no último sábado (25), e teve amazonense como destaque. O atacante Rigley Júnior foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados em 15 jogos vestindo a camisa do Capivariano, dividindo a primeira colocação com Lucas Gabriel, do Desportivo Brasil, e Talles Wander, do São Paulo.

O Capivariano acabou se despedindo na segunda fase do Estadual, mas o desempenho avassalador do atacante de 18 anos foi suficiente para dominar a artilharia de ponta a ponta. A grande exibição de Rigley na competição aconteceu diante do Araçatuba, quando marcou cinco vezes na goleada por 16 a 2. Orgulhoso do feito, ele já projeta o futuro.

A artilharia foi uma conquista muito importante para mim, abriu muitas portas, chamou a atenção de vários clubes. Eu sendo novo, no meu primeiro ano de sub-20 e acabar sendo artilheiro da competição foi uma coisa incrível, uma das maiores conquistas pra mim.

Rigley (centro) celebra um dos 16 gols marcados no Paulistão sub-20

Trajetória

Rigley é nascido no Pará, mas veio ainda na infância para o Amazonas, onde cresceu e deu os primeiros passos no futebol. Por aqui, venceu os primeiros troféus da carreira. Em 2019, o atacante foi campeão do Peladinho pelo Guerreirinhos e defendeu o Fast Clube no Campeonato Amazonense sub-15.

A temporada de destaque chamou a atenção do Cruzeiro, onde Rigley esteve entre 2021 e 2022, conquistando também competições de base na Raposa, como o Campeonato Mineiro sub-17. Ele fala sobre o importante período de evolução que teve no clube mineiro e da porta de entrada no futebol paulista com o auxílio do empresário.

O Cruzeiro foi literalmente uma base para mim, aprendi muita coisa, onde passei dois anos. Foi meu primeiro clube grande da carreira. Meu empresário Paulinho Nascimento me trouxe pra São Paulo e me deu as oportunidades.

Rigley Júnior

Depois do Cruzeiro, ainda em 2022, o jovem amazonense acertou com o Comercial-SP e mais uma vez foi bem, cravando cinco gols no Campeonato Paulista sub-17. Rigley permaneceu em solo paulista para a atual temporada, mas para um novo desafio com a camisa do Capivariano.

Contratado inicialmente para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Rigley não marcou gols nos quatro jogos da competição, porém, o melhor viria na sequência, com a artilharia do Paulistão sub-20.