Ícone do site Portal Esporte Manaus

Com 45 seleções, Copa dos Rios 2021 começa neste sábado

(Foto: João Normando/FAF)

A bola vai rolar no interior do Estado com o pontapé inicial da Copa dos Rios 2021 neste sábado (7). O jogo inaugural da competição mais democrática do Amazonas será disputado em Itapiranga (a 339 quilômetros de Manaus) entre os donos da casa e a seleção de Rio Preto da Eva, às 15h30.

Após um ano sem ser realizada devido a pandemia da Covid-19, o campeonato chega para a sua 28ª edição e reúne 45 seleções que representarão os municípios do Estado espalhados pela Bacia Amazônica, divididas em grupos conforme as calhas dos rios.

“O principal objetivo é integrar cidades e pessoas por meio do esporte. A competição é desafiadora por conta da logística, mas, com certeza, esse é o nosso verdadeiro campeonato amazonense”, disse o diretor de futebol do interior da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Lázaro D’Ângelo.

Valendo R$ 40 mil de premiação aos primeiros colocados, competição acontece até 31 de novembro (Foto: João Normando/FAF)

Formato

Por conta da pandemia de Covid-19, a Copa dos Rios deste ano reunirá atletas sub-23 com a possibilidade de inscrever até três atletas acima desta idade.

Na primeira fase, as 45 seleções foram divididas em 16 grupos conforme a proximidade dos municípios. Em caso de chaves com apenas duas equipes, os confrontos serão de ida e volta e apenas uma avança. Nos grupos de três a quatro times, todas se enfrentarão em jogos únicos e as duas primeiras se classificam à próxima fase.

Na segunda fase, as 24 seleções classificadas ficarão agrupadas em seis grupos, onde todas duelam entre si e apenas as primeiras e as duas melhores segundas colocadas avançam.

(Foto: FAF)

Já na terceira fase, oito equipes ficarão divididas em duas chaves, onde os dois primeiros avançam para a semifinal, que será definida através do cruzamento olímpico (1A x 2B e 1B x 2A). Semifinais, disputa de terceiro lugar e final serão realizadas em Manaus.

Confira as equipes participantes:

Solimões: Alvarães, Jutaí, Benjamim, Santo Antônio, Atalaia, Fonte Boa, Uarini, Tefé, Manaquiri, Coari, Careiro Castanho, Anori, Manacapuru, Caapiranga, Anamã, Codajás, Silves, Urucará, Itapiranga, Uatumã, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Maraã, Iranduba, Parintins e São Paulo de Olivença;

Amazonas: Itacoatiara, Urucurituba, Barreirinha e Boa Vista do Ramos;

Madeira: Nova Olinda, Humaitá, Autazes, Borba, Manicoré e Novo Aripuanã;

Negro: Santa Izabel, São Gabriel, Barcelos e Novo Airão;

Purus: Canutama, Lábrea e Beruri;

Juruá;

Japurá.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)

Sair da versão mobile