Com apoio do Governo, Fast garante passagens para disputar a Copinha 2023
Representante do Amazonas na maior competição de base do país, o Tricolor de Aço embarca nos próximos dias a São Paulo
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), realizou nesta sexta-feira (30), no Campo da Ulbra, a entrega de passagens aéreas, ida e volta, para 22 jogadores do Fast Clube que irão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece no território paulista, a partir de 2 de janeiro. O investimento é de mais de R$ 112 mil.
A iniciativa faz parte do projeto Voo Campeão, o qual viabiliza aos esportistas amazonenses participarem de competições nacionais e internacionais. Integrado ao Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), as passagens têm o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). O futuro presidente da FAF, Ednailson Rozenha, também compareceu à entrega.
“O alto rendimento começa na base. Entre 2021 e 2022, em parceria com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Governo do Estado investiu mais de R$ 8 milhões no futebol e, hoje, estamos entregando mais 22 passagens para os atletas do Fast irem longe na Copa São Paulo, mais uma vez mostrando a importância do esporte para sociedade, investindo na base para formar grandes campeões”, ressaltou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
Atual bicampeão amazonense sub-19, o Fast Clube será o único representante do Amazonas na competição. A Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 times e mais de 3.500 jovens, em busca do título de campeão na competição de base mais importante do país.
Para o zagueiro Marcos Cordeiro, a competição é uma oportunidade única em sua carreira. “É de grande importância o apoio do Governo com o futebol amazonense. Treinamos forte e estamos com as melhores expectativas para essa competição, é uma vitrine para nossa modalidade, enfrentaremos grandes times, mas iremos em busca desse título para o Amazonas”, comentou o atleta do Fast.
A equipe amazonense está na chave 12, na cidade de Araraquara, junto de Corinthians, segundo adversário, e o Zumbi-AL, terceiro adversário. O comandante do Tricolor de Aço será novamente o multicampeão Darlan Borges.
“Queremos agradecer todo apoio dado pelo governador Wilson Lima, não só no futebol, mas no esporte geral. Por meio dessas passagens, o governo estará realizando o sonho de vários jovens que nunca participaram da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e vamos em busca desse título”, comentou o presidente do Fast Clube, Dênis Albuquerque.
Voo Campeão
Em 2022, o Projeto Voo Campeão disponibilizou mais de 450 passagens áreas para que esportistas amazonenses participassem de competições nacionais e internacionais em diversas modalidades, um crescimento de 300% em passagens comparado ao ano de 2021.
O torneio
Com 128 times divididos em 32 grupos, a competição terá sete fases. A primeira, em que se classificam as duas melhores equipes de cada chave, se encerra no dia 11 de janeiro. A partir da segunda etapa, que tem início no dia 12, a competição é disputada em jogos eliminatórios com disputa de pênaltis em caso de empate. A decisão será no dia 25 de janeiro, quando será comemorado o 469º aniversário da cidade de São Paulo.
O Rolo Compressor compõe o grupo 12, sediado na cidade de Araraquara (cerca de 250 quilômetros de São Paulo capital), ao lado de Ferroviária, o time anfitrião, Zumbi, do Alagoas, e o Corinthians, maior campeão do torneio, com 10 conquistas. As partidas serão realizadas no Estádio Fonte Luminosa.
Confira os convocados do Fast para a Copinha:
Goleiros: Neneca e Hollywer;
Zaqueiros: Lukinhas, Marcos Cordeiro, China e Carlinhos;
Laterais: Luquinhas, Lucas Reis e Isaque;
Meias: Quiel, Bahia, Adson, José Periquito, Hytalo e Gustavinho;
Atacantes: Vitinho, Thiago, Claudinho, Rory e Elissandro “China”.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar)