Esporte local

Com cerimônia “Melhores do Ano 2024”, Faud homenageia destaques do esporte universitário no Amazonas

Em noite de gala, atletas, técnicos, instituições, parceiros e profissionais de imprensa foram premiados

Com o intuito de celebrar os destaques do esporte universitário do Amazonas em 2024, a Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) realizou na noite desta sexta-feira (6), mais uma edição do prêmio “Melhores do Ano”. A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Ao todo, 16 atletas foram homenageados em seis modalidades, bem como quatro equipes, que se destacaram nas modalidades voleibol, vôlei 4×4 e basquete 3×3. Além disso, receberam premiações técnicos, Instituições de Ensino Superior (IES), profissionais da imprensa e parceiros do esporte universitário amazonense.

Para a presidente da Faud, Lilian Valente, poder homenagear todos aqueles que contribuíram com as atividades da federação ao longo do ano é uma satisfação.

“Com muito trabalho e dedicação, chegamos ao fim de mais um ano e o esporte universitário só cresce. Agradeço a todos os que acreditam na Faud e em todo o potencial que nossos atletas tem a oferecer. Nossa meta é avançar cada vez mais e poder premiar aqueles que colaboram com os nossos resultados é uma forma de reconhecer e mostrar gratidão por todo apoio”, destacou Valente.

Presidente da Faud, Lilian Valente

Premiação geral

Após participarem de disputas durante todo o ano, três instituições ocuparam o pódio do ranking geral da Faud em 2024.

A grande campeã da noite, entre todas as IES, foi a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com 404 pontos. Para a coordenadora de Esporte, Lazer e Cultura (Celc) da Ufam, Klélia Santos, essa conquista é muito importante para a instituição.

“Poder fechar o calendário de competições universitárias com o primeiro lugar do ranking é extremamente satisfatório. Isso mostra que todo o investimento feito pela instituição, que sempre acreditou em nossos alunos-atletas, está sendo bem aproveitado, pois o esporte desempenha papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos nossos acadêmicos, melhorando a saúde física e mental e fortalecendo os aspectos emocionais e sociais”, ressaltou.

Com 253 pontos, a vice-campeã foi a Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) e, em seguida, com 239 pontos, a terceira colocação no ranking geral foi ocupada pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Dever cumprido

Premiada pelo segundo ano consecutivo na modalidade beach tennis, a estudante do quarto período de Educação Física da Uninilton Lins, Larissa Monteiro, falou com alegria sobre a homenagem recebida.

“Esse foi um ano de muitas conquistas pessoais e profissionais praticando o beach tennis. Pude superar obstáculos, melhorar resultados e, para coroar esses esforços, recebi mais uma vez o reconhecimento da Faud nessa trajetória e isso é muito importante não só para mim, mas para todos os atletas que se dedicam e que dividem a rotina entre estudos e treinos para manterem o rendimento e alcançarem resultados positivos em nome da instituição e do estado. A sensação é de dever cumprido, mais uma vez”, destacou a atleta.

Em 2024, Larissa faturou duas medalhas, sendo um ouro na categoria Dupla Mista e um bronze, na categoria Dupla feminina, pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, realizado no mês de agosto, no Rio de Janeiro.

Conquista nacional

Diante dos resultados obtidos em 2024, o Amazonas, por meio da Faud, alcançou a 17ª colocação no Troféu Eficiência – Felipe Luna, dentre todas as federações universitárias do país, com 627 pontos.

Da mesma forma, a Universidade Nilton Lins também garantiu seu lugar a nível nacional ao conquistar o 16º lugar dentre todas as IES do Brasil no Troféu Eficiência – Professor Luizão, com 388 pontos.

Os Troféus Eficiência Felipe Luna e Professor Luizão são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud)