O Manaus precisa vencer os dois últimos jogos da primeira fase e ainda torcer por outros resultados para seguir adiante na Série C
Apesar dos quatro jogos sem vitória na Série C do Brasileirão, o discurso no Manaus ainda aponta uma esperança quanto à classificação à segunda fase da competição. A equipe vem de um empate sem gols contra o Botafogo-PB e a possibilidade do avanço de fase se complicou de vez. O técnico Evaristo Piza lembrou do volume ofensivo do Gavião e reforçou que a vitória não aconteceu por detalhe.
“Começamos uma semana forte, sabendo que diante dos resultados da rodada, ainda nos possibilita brigar pela vaga. Pedi pra eles (jogadores) na reapresentação, uma semana semelhante a passada, que nos proporcionou fazer um jogo forte de espírito, atitude e ações, os números mostram isso. Analisamos aspectos físicos, táticos e técnicos, os números mostraram que as chances reais pra ganhar o jogo foram nossas, isso foi evidente. Infelizmente aconteceu como nos empates anteriores, a equipe jogando mais, tendo chances e não traduziu em vitória”, disse.
Além de precisar vencer Ypiranga-RS fora de casa e o líder Mirassol, na Arena, o Manaus ainda terá que torcer por tropeços das equipes que estão cima na tabela de classificação. Com 22 pontos somados, o primeiro objetivo é chegar aos 25 para chegar com chances na rodada derradeira. Em caso de novo tropeço, o Esmeraldino dá adeus ao sonho do acesso nesta temporada. Piza relembrou o duelo contra os gaúchos em 2021 e espera que a postura seja positiva em Erechim.
“Vamos trabalhar forte e encarar um jogo dificílimo de seis pontos, num confronto direto. Praticamente, quem faz a vitória, vem para a última rodada vivo pela classificação. Já os enfrentamos ano passado, eu era o comandante, tivemos chances de ganhar o jogo, equilíbrio. Que a gente repita isso nesse sábado e consiga esses três pontos, que nos deixam vivos até a última rodada contra o Mirassol”, pontuou.
As combinações parecem complexas na teoria, mas na visão de Piza, simplificar a missão e ir por etapas podem manter o grupo de jogadores confiante e ainda esperançoso com uma possível classificação.
“A gente precisa ser realista, falar a verdade. Temos que fazer seis pontos e depender ainda de alguns tropeços dos adversários. Vamos trabalhar pra ganhar o jogo, infelizmente não dependemos totalmente de nós. Vai ter os confrontos lá em cima, temos que fazer primeiro nossos três e ver o que vamos precisar na rodada final. Futebol não tem lógica e não é uma ciência exata”, concluiu.
O Ypiranga tem a mesma pontuação e compartilha do mesmo sonho do Manaus neste momento da competição, portanto, trata-se de um jogo direto. No Colosso da Lagoa, a bola rola às 17 horas (de Manaus), de sábado (6).