Conclusão da 17ª rodada confirmou a passagem da Onça-pintada para o estágio decisivo de acesso à segunda divisão nacional
De forma inédita, na primeira participação, o Amazonas FC está classificado para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência e vai brigar diretamente pelo acesso à Série B. O avanço foi confirmado na última segunda-feira (14), com a conclusão da 17ª rodada da competição.
Com 29 pontos, o Amazonas ocupa a terceira colocação da Série C e mesmo com o pior dos cenários nas rodadas restantes – que seriam derrotas para São José e CSA, e vitórias dos concorrentes diretos -, a equipe aurinegra não deixaria o pelotão dos oito primeiros colocados. Agora a Onça-pintada entra em campo nas últimas rodadas para definir a colocação final e conhecer os adversários da segunda fase.
Quadrangular final
Ao fim das 19 rodadas, os clubes do G8 avançam para o quadrangular final e serão divididos em dois grupos: a chave A terá o 1º, 3º, 5º e 7º colocados, enquanto a chave B será composta pelo 2º, 4º, 6º e 8º colocados.
As equipes se enfrentam dentro de cada grupo em seis rodadas, com jogos de ida e volta, no sistema de pontos corridos. Os dois primeiros colocados de cada grupo sobem diretamente para Série B e os líderes das chaves disputam a grande final da Série C.
Outras definições
A 17ª rodada também encaminhou os destinos de outras equipes na competição. Pouso Alegre-MG e Altos-PI tiveram rebaixamentos confirmados e voltarão para a Série D em 2024. Além do Amazonas, Brusque e Operário também estão garantidos na segunda fase antecipadamente.
Na briga contra o rebaixamento, Manaus e América-RN não têm mais chances matemáticas de entrar no G8. Ainda há cinco vagas em aberto para a segunda fase, bem como duas na zona de descenso.