(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
Depois de quatro jogos, o Manaus voltou a vencer pela Série C neste sábado (3), na Arena da Amazônia. Com gol de Hamilton aos 19 minutos do segundo tempo, o Gavião do Norte bateu o Imperatriz por 1 a 0, e chegou ao segundo triunfo na competição, na rodada que fechou o primeiro turno.
O jogo
Na bola parada, já aos dois minutos a primeira finalização do Manaus, Luis Fernando de cabeça, finalizou por cima do gol em cruzamento do Jandy. Pressionado, o técnico Luizinho Lopes participava bastante da partida interagindo com seus jogadores para corrigir posicionamentos. Nos primeiros 15 minutos, o Manaus teve a posse da bola e o adversário pouco ameaçou, mas também na bola parada conseguiu finalizar pela primeira vez, quando o volante Jocinei cobrou falta por cima da meta de Jonathan.
Aos 19 minutos, Matheuzinho, que ganhou sua primeira oportunidade no time titular, tentou inversão para o lado direito, a zaga do Imperatriz afastou e na sobra, o lateral Edvan emendou um canudo rasante pela direita, que passou tirando tinta da trave. O Imperatriz, que parecia inofensivo, aos 22 minutos assustou, quando novamente Jocinei cobrou falta na área, e o zagueiro Felipe cabeceou, a bola encobriu Jonathan, que só observou a bola tocar de leve no travessão.
O Manaus tentava triangulações pela direita, mas tinha dificuldades de povoar o campo de ataque por muito tempo, Matheuzinho pouco conseguiu produzir pelo lado esquerdo, já que a defesa do Imperatriz antecipava e afastava tudo.
Para tentar algo diferente, Luizinho inverteu os pontas Matheuzinho e Fumaça e aos 42, o camisa 21 em jogada individual já pela direita, cruzou para Paulinho, que não pegou em cheio de cabeça e a bola foi pra fora.
Aos 43, mais uma chegada perigosíssima do time maranhense, o improvisado lateral Thiago avançou pela direita e cruzou com perigo na boca do gol de Jonathan, o camisa 10 Judson se atrapalhou e perdeu o gol cara a cara com o camisa 31. Nos acréscimos, Spice cometeu falta na meia lua e antes da cobrança, alguns jogadores se estranharam e houve um princípio de confusão. Acalmados os ânimos, o meia Janeudo e o lateral Thiago foram expulsos, e os os dois times terminaram a primeira etapa com um a menos.
Segundo tempo
Para tentar reorganizar a equipe após a expulsão de Janeudo, Luizinho sacou Paulinho e Spice e colocou Rennan e Davis, com isso, Patrick voltou para a zaga, Rennan compôs a lateral e Fumaça foi realocado para ser o atacante central. O Gavião encontrou pelo lado direito, com Edvan, o principal canal de ataque na segunda etapa, mas faltava a referência na área para empurrar a bola pra dentro. Aos 15, Hamilton entrou para ocupar o espaço.
Aos 17, em mais uma escapada de Edvan, o camisa 22 cruzou na medida a meia altura para Fumaça, que de voleio finalizou no alto, pra fora. E aos 19 minutos, depois de tanto martelar, saiu o gol do Gavião, em bola rebatida depois de cobrança de escanteio, Fumaça cruzou na área pela direita, o zagueiro Luis Fernando subiu muito alto no segundo pau, testando no primeiro para Hamilton empurrar pro gol, no canto esquerdo do goleiro Henal, 1 a 0 pro esmeraldino.
Aliviado com o gol, o Manaus seguiu em cima do Imperatriz e aos 31 minutos, Jandy inverteu para Fumaça já dentro da área, o camisa 93 tentou um chute que acabou virando um passe para Hamilton, que desviou no susto pra fora, ao lado do gol. Chegando com facilidade, dois minutos depois, Jandy tocou para Carrilho na entrada da área, que finalizou próximo a trave, blitz do time da casa, que não conseguia matar a partida.
Com as duas equipes já desgastadas fisicamente, o Manaus tentou cadenciar a partida e botar mais a bola no chão para segurar o resultado. E assim terminou, vitória do esmeraldino pelo placar mínimo.
Panorama
Com a vitória, o Gavião subiu apenas uma posição na tabela e agora ocupa a sexta colocação, com os mesmos 11 pontos do Paysandu, quinto colocado, que por ter uma vitória a mais, não foi ultrapassado pelo esmeraldino. Já o Imperatriz segue na lanterna do Grupo A e da classificação geral, com apenas um ponto conquistado, lembrando que o Colorado tem dois jogos a fazer contra Treze e Jacuipense para igualar o número de jogos dos demais.
Próximo jogo
Na primeira rodada do returno e 10ª geral, o Manaus vai a Goiânia enfrentar o Vila Nova na segunda-feira (12), às 19 horas (horário de Manaus). O Imperatriz recebe o Treze no Estádio Frei Epifânio no domingo (11), às 18 horas (horário de Brasília)