Onça-pintada aproveitou expulsões do adversário para somar três pontos importantes, que mantêm distância da zona de rebaixamento
Na despedida momentânea do Estádio Carlos Zamith, o Amazonas FC superou o Ituano por 1 a 0 na noite deste sábado (3) e voltou a vencer como mandante na Série B do Campeonato Brasileiro, em duelo válido pela 19ª rodada da competição. Luan Santos marcou o gol da vitória aurinegra, fundamental para manter distância da zona de rebaixamento e ampliar para quatro jogos a sequência invicta.
O jogo
Próximos na tabela de classificação, Amazonas e Ituano protagonizaram início de duelo direto muito equilibrado, com poucas chances de gols criadas. O Amazonas apostava em jogadas trabalhadas pelos lados para tentar o cruzamento, enquanto o Ituano estava atento pelo contra-ataque.
A partida se movimentou já na reta final. Aos 40 minutos, com a defesa paulista exposta, Sassá recebeu bola longa no meio-campo, ajeitou de peito para Tavares, que acertou lançamento de três dedos em velocidade para Matheus Serafim, ele arrancou na direção do gol e acabou derrubado por Guilherme Lazaroni, o árbitro marcou pênalti e mostrou o cartão vermelho direto para o defensor.
Momentos depois, com a comunicação do VAR, a marcação foi corrigida para uma falta na entrada da área, mas a expulsão do lateral do Ituano foi mantida e a Onça-pintada passou a jogar com um a mais. Na cobrança, aos 45 minutos, Renan Castro mandou uma pancada na trave, Alvariño chutou forte no rebote para defesa do goleiro Jefferson Paulino, na volta, o zagueiro ajeitou para Erick Varão, que novamente parou no arqueiro do Galo.
Segundo tempo
Ciente da oportunidade de atuar com um jogador a mais por um tempo inteiro, junto da necessidade da vitória, o técnico Rafael Lacerda sacou o volante Erick Varão e lançou Ênio como mais um elemento ofensivo para o Amazonas. Momentos depois, Tavares deu lugar a Luan Santos.
Com a área mais preenchida, o Amazonas partiu pra pressão e conseguiu abrir o placar. Sassá recebeu na entrada da área e fez o pivô para Luan, que puxou pra perna canhota e chutou no canto direito para fazer o 1 a 0. Primeiro gol do camisa 9 neste retorno após empréstimo.
A situação do Amazonas ficou ainda mais favorável quando Vinícius Paiva deu um empurrão em Renan Castro sem bola e foi expulso, deixando o time visitante com dois jogadores a menos. Aos 39, Cocote ganhou da marcação, saiu cara a cara com Jefferson Paulino, mas bateu mal e perdeu a oportunidade de fazer o segundo. No último lance do jogo, o Ituano quase empatou em chute de fora de Neto Berola, que Marcão salvou com grande defesa.
Panorama e próxima partida
Momentaneamente, o Amazonas sobe para a 12ª colocação, com 24 pontos. Na abertura do returno, pela 20ª rodada, o time amazonense vai até a Arena Pernambuco no próximo sábado (10) enfrentar o Sport Recife, às 16h (de Manaus).
Confira os melhores momentos