Ícone do site Portal Esporte Manaus

Com gol no início, Amazonas bate Penarol por 1 a 0 e vence a primeira no Barezão


(Foto: João Normando/FAF)

Em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Amazonense, o Amazonas venceu o Penarol por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (25) e conquistou sua primeira vitória na competição. O gol solitário da Onça Pintada na Arena da Amazônia foi marcado pelo zagueiro Murilo, aos 15 minutos do primeiro tempo.

Vindo de dois empates e uma rodada folgando, o Amazonas fez as pazes com a vitória, que não acontecia desde a primeira rodada do Barezão 2020. O Leão da Velha Serpa, atual campeão amazonense, chegou ao terceiro jogo sem vencer e a segunda derrota consecutiva no Barezão.

Primeiro tempo: domínio do Amazonas e confusão com duas expulsões no fim

Nos primeiros minutos de jogo, o Amazonas tomou a iniciativa no ataque, pressionando bastante a saída do time de Edmilson de Jesus, que devolvia a bola com facilidade e tinha dificuldades para sair do campo de defesa com a bola no chão. Aos cinco minutos, porém, alguns refletores da Arena apagaram e paralisou a partida por alguns minutos.

O panorama seguiu o mesmo com a bola rolando novamente, aos 15 minutos, num levantamento pra área, o zagueiro Murilo testou por cobertura e Bernardo jogou pra escanteio no reflexo. Na cobrança, a defesa do Penarol afastou, a bola sobrou nos pés de Ibson, que achou um cruzamento magistral na cabeça de Murilo, que desta vez não desperdiçou e, sem marcação, completou de cabeça pro gol, fazendo 1 a 0 para o Amazonas ainda aos 15.

Murilo apareceu livre nas costas da marcação e abriu o placar pro Amazonas (Foto: João Normando/FAF)

A Onça Pintada não sentou na vantagem e continuou procurando mais gols, o Penarol só conseguiu chegar com perigo aos 31 minutos, quando Rafael Franco arrancou em velocidade  e só foi parado com falta na entrada da área, que rendeu um cartão amarelo para o zagueiro Magno Alves. Na batida, Douglas cobrou com veneno no meio do gol e Rafael Kahn defendeu com a ponta dos dedos.

Quando o primeiro tempo se caminhava para o final, num lance na lateral do campo onde alguns jogadores se desentenderam por conta de contatos sem bola, uma confusão foi iniciada, empurrões por todos os lados e muito bate-boca. Acalmados os ânimos, o árbitro Rafael Ramos Tourinho tirou o cartão vermelho do bolso e expulsou um jogador de cada lado em campo: o volante Júlio Campos, do Penarol, e o atacante Marion, do Amazonas, foram para o chuveiro mais cedo. No banco de reservas, o atacante Lucas Cordeiro, do Leão, também foi expulso. Fim de primeira etapa, Onça Pintada na frente.

Ivanzinho teve bastante trabalho na primeira etapa para evitar que o Amazonas ampliasse o placar (Foto: João Normando/FAF)

Segundo tempo

Segundo tempo: Penarol equilibra as ações, mas não consegue empatar 

Temendo perder mais um atleta por expulsão, o técnico Lecheva sacou o amarelado Magno Alves e lançou Alan para compor a linha de zaga. Ao contrário do primeiro tempo, o Penarol tomou a iniciativa e passou a incomodar a defesa do Amazonas pelos lados do campo rondando a área, além de explorar bolas longas, mas ainda não a ponto de fazer o goleiro Kahn trabalhar.

Sem conseguir chegar com perigo pelo chão, o Penarol tentava explorar a bola parada com Douglas Ramos, que levantou na área do Amazonas em pelo menos três oportunidades nos primeiros 15 minutos, mas Khan estava atento.

Bilau foi a válvula de escape do Amazonas no segundo tempo, que não ampliou mas segurou a vantagem mínima (Foto: João Normando/FAF)

Com menos ímpeto ofensivo em comparação ao primeiro tempo, mais fechado, o Amazonas apostava na saída em velocidade no contra-ataque, principalmente com Bilau pela direita. Aos 26 minutos, Lucas Fabrício se enrolou com a marcação e na insistência marcou o gol, mas o juiz enxergou falta no lance e invalidou.

Lecheva aproveitou o cansaço da sua equipe para promover as estreias de Giovanni e Djalma, que chegaram esta semana no clube. O meia já deu seu cartão de visitas aos 33 minutos, quando arriscou de fora da área, para defesa providencial de Kahn no meio do gol. Nos acréscimos, Marcelo Cardoso cobrou falta perigosa no canto com força, mas Kahn pegou e garantiu os três pontos para o Amazonas no último lance da partida.

Panorama e próximos jogos

Ao somar os primeiros três pontos, o Amazonas subiu duas posições na tabela, chegou a cinco pontos e assumiu a quarta colocação, antes ocupada pelo Penarol, que caiu para a quinta posição, estacionado nos quatro pontos.

Já no fim de semana os times voltam a campo pela 5ª rodada do Barezão, no estádio Floro de Mendonça, na cidade de Itacoatiara. Domingo (28), o Amazonas pega o JC, que folgou nesta rodada, às 15 horas. No mesmo horário, mas na segunda-feira (29), o Penarol recebe o Nacional.

Sair da versão mobile