Amazonas FCEsporte local

Com golaço de Sassá e Jô decidindo no fim, Amazonas vence o Brusque por 2 a 1 no retorno ao Zamith 

A dupla de atacantes experientes decidiu a terceira vitória da equipe amazonense na Série B, se afastando do Z4 na Toca da Onça

A Toca da Onça é sinistra! No retorno do Amazonas FC ao Estádio Carlos Zamith neste sábado (8), a equipe aurinegra venceu o Brusque por 2 a 1, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2024. Sassá de bicicleta, e Jô nos minutos finais foram os autores dos gols da Onça-pintada, enquanto Wellisol marcou para o Quadricolor. 

O jogo

Escalado de forma mais ofensiva, com Tavares e Torres na criação, o Amazonas pressionou nos primeiros minutos. Aos quatro minutos, Diego Torres cobrou escanteio da direita e Diogo Silva cabeceou por cima do gol. Aos 11, Torres chutou de longe e Matheus Nogueira encaixou. Três minutos depois, a primeira chance do Brusque, Osman escapou pelo meio e achou Jhemerson no facão, o camisa 8 invadiu a área e bateu rasteiro, Marcão defendeu.

Aos 25 minutos, Serafim foi acionado na direita e rolou para a chegada de Jiménez, que mandou uma pancada da entrada da área e obrigou Matheus a voar no ângulo para defender, mantendo o placar zerado. Pelo lado direito, Bolt cruzou pra área, Serafim antecipou a defesa e conseguiu finalizar, mas por cima do gol. Diego Mathias finalizou com perigo de fora da área e assustou Marcão aos 30.

Segundo tempo

Aos seis minutos, Fabiano cruzou do lado esquerdo, Tavares ajeitou de cabeça pra pequena área, Sassá emendou uma linda bicicleta e anotou um verdadeiro gol de placa sem chances de defesa, para voltar a marcar após 12 jogos e colocar o Amazonas em vantagem na Toca da Onça. Na sequência, o Brusque se lançou pro ataque em busca do empate, Wellisol, que havia acabado de entrar, finalizou de fora da área e Marcão caiu para defender

Aos 18 minutos, a dupla que saiu do banco do Brusque no intervalo entrou em ação para empatar o jogo. Diego Tavares escapou pela direita e cruzou rasteiro, Wellisol se antecipou no primeiro poste e desviou, a bola bateu na trave oposta e entrou devagar no gol. Tudo igual no Zamith.

O técnico Luizinho Vieira montou a defesa do Brusque com três zagueiros e Rafael Lacerda respondeu colocando Jô e Bruno Lopes na frente. Mas a equipe amazonense pecava na tomada de decisão, e o Quadricolor como franco-atirador. No erro da saída de bola de Matheus Melo, o Brusque recuperou a bola na frente e Diego Tavares conseguiu bater cruzado, levando perigo, mas pra fora, aos 35. 

Dois minutos depois, Patric cruzou, a defesa catarinense não conseguiu afastar e Bruno Lopes brigou, finalizou na saída de Matheus Nogueira, a bola foi entrando de mansinho, mas o goleiro conseguiu se recuperar e deu um tapa nela. No rebote, Patric isolou sem ângulo.

Aos 44 minutos, Patric cobrou escanteio fechado no primeiro poste, Jô subiu mais que a defesa do Brusque e desviou de cabeça para fazer o segundo do Amazonas. A equipe se manteve no ataque e quase anotou o terceiro com Ênio aos 51, mas Matheus Nogueira defendeu. Fim de papo e vitória fundamental do Amazonas.

Panorama e próximas partidas

Com a terceira vitória na Série B, o Amazonas sobe para a 12ª colocação ao somar 11 pontos. O próximo desafio do Amazonas será novamente em casa, na Arena da Amazônia, já nesta quinta-feira (13), às 20h (de Manaus), contra a Chapecoense, pela 10ª rodada da competição.

Confira os melhores momentos