(Foto: Bruno Corsino/Manaus FC)
Em tarde iluminada de Vanilson, o Manaus goleou o Jaraguá-GO por 4 a 1 e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. A partida aconteceu na tarde desta sexta-feira (26) no estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Os gols do Manaus foram marcados por Vanilson, três vezes, e Guilherme Amorim. João Paulo descontou para o Gavião da Serra, que participou pela primeira vez da competição. Como premiação paga pela CBF, o clube amazonense receberá R$ 670 mil nos cofres pela classificação.
Na segunda fase, o Gavião do Norte já tem adversário definido: o Bahia, clube integrante da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, que eliminou o Campinense-PB. A previsão do confronto é entre os dias 7 e 14 de abril. Diferente da primeira fase, onde o Manaus tinha a vantagem do empate para avançar, em caso de igualdade contra o Tricolor Baiano, a vaga será definida nos pênaltis, já que também é jogo único. A delegação amazonense retorna à capital amazonense neste sábado (27) e volta as atenções para o estadual, onde lidera.
Primeiro tempo
Aproveitando o campo neutro, o Manaus tomou a iniciativa no ataque, mas num jogo que começou estudado, finalizou pela primeira vez somente aos cinco minutos, Vanilson recebeu lançamento de Gabriel Davis, girou em cima da marcação e bateu cruzado de canhota, a bola pegou pouca força e direção, ganhando a linha de fundo. A dupla voltou a trabalhar junta minutos depois, desta vez para abrir o placar para o Manaus. Vanilson recebeu passe em progressão na entrada da área, deu um lindo passe de letra para Gabriel Davis, que devolveu de primeira deixando o artilheiro na cara do gol, a finalização de esquerda ainda desviou na defesa para matar o goleiro André, placar inaugurado em Nova Iguaçu, 1 a 0 para o Gavião do Norte.
Aos poucos, o Jaraguá foi equilibrando a partida, ocupando mais o campo de ataque, mas com dificuldades para evoluir. Na bola parada, o Gavião da Serra encontrou seu gol aos 24 minutos. Luiz Fernando cobrou escanteio da esquerda, Thiago Spice afastou parcialmente, na sobra, o atacante João Paulo arriscou da entrada da área de perna direita, a bola foi no cantinho direito de Rafael, empatando para os goianos, 1 a 1.
Logo depois da parada médica, o Manaus retomou a frente do placar. A tarde era de Vanilson, a jogada começou com uma tabela de Philip com Davis pela direita, o atacante recebeu um passe por cima, que parecia muito forte e sem alcance, mas o camisa 77 acreditou até o final e na risca da linha de fundo cruzou para a pequena área onde estava Vanilson, que cabeceou no contrapé de André e cravou seu segundo gol na partida, 2 a 1 para o Manaus aos 34 minutos de jogo. Três minutos depois, Philip arrancou em velocidade em direção ao gol, deixando a marcação pra trás e cara a cara com André, chutou em cima do goleiro, desperdiçando uma chance claríssima.
Precisando virar o jogo para seguir sonhando com a classificação, o Jaraguá respondeu aos 39, o atacante Dimba recebeu dentro da área com Spice na cola e tentou chutar cruzado, mas o camisa 9 pegou no tornozelo e o chute saiu fraco. Mesmo com o forte calor em Nova Iguaçu, o time goiano adiantou a marcação para tentar reduzir as opções de passe do Manaus. Sem demais ações ofensivas perigosas, o primeiro tempo terminou com o Esmeraldino na frente.
Segundo tempo
Para a segunda parte do jogo, o sol deu uma folga, mas as marcações continuaram intensas, com muitas faltas. Com o regulamento debaixo do braço, o Manaus não tinha pressa para construir as jogadas, o Jaraguá, por sua vez, tentava chegar pelos lados, mas não conseguia acertar o último passe para incomodar o goleiro Rafael.
O ritmo do jogo caiu, mas o faro de gol de Vanilson continuou apurado. Philip tocou para Diego Rosa, que ajeitou de primeira para Gilson Alves, o volante rolou rasteiro no segundo pau para o camisa 26, anotando seu terceiro gol na partida, 3 a 1 para o Manaus e classificação praticamente sacramentada. Com alguns jogadores demonstrando cansaço, o técnico Luizinho Lopes fez quatro alterações para tentar manter a vitalidade do time. Aos 37 minutos, Diego Rosa tocou na passagem para Ibiapino, que cruzou para Gabriel Davis, o camisa 80 cabeceou muito próximo do travessão.
Dois minutos depois, o Jaraguá se lançou ao ataque por inteiro e o Manaus conseguiu ampliar num contra-ataque após uma cobrança de escanteio. Também garçom, Vanilson lançou o volante Guilherme Amorim, que arrancou do meio de campo e sozinho de frente para o goleiro André, chutou por baixo para marcar o quarto do Manaus, o primeiro dele com a camisa do Manaus. Sem demais chances, o Gavião do Norte administrou o resultado e avançou na Copa do Brasil.