Com Manaus e Amazonas na disputa, CBF divulga detalhes da Copa Verde 2025 e retira vaga na Copa do Brasil ao campeão
Representantes amazonenses estreiam na segunda fase. A edição de 2025 começa dia 22 de janeiro com jogos eliminatórios em partida única nas duas primeiras fases
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (10), a tabela da Copa Verde 2025, que será a última edição disputada no formato atual. A partir de 2026, a competição sofrerá mudanças na fórmula de disputa.
A edição de 2025 começará no dia 22 de janeiro, e Amazonas e Manaus representarão o futebol amazonense no torneio. A competição será dividida em cinco fases, mantendo o formato de mata-mata com jogos eliminatórios em partida única nas duas primeiras fases.
Formato da competição
Na primeira fase, 16 equipes serão divididas em oito grupos, com duelos em partida única. Os vencedores avançam para a segunda fase, onde enfrentam oito times previamente classificados com base no ranking da CBF.
A partir da terceira fase, as quartas de final serão disputadas em partidas de ida e volta. As semifinais estão programadas para os dias 6 ou 12 de março (ida) e 19 de março (volta). As finais acontecerão nos dias 9 de abril (ida) e 23 de abril (volta).
Datas da Copa Verde 2025
- Primeira fase: 22 de janeiro
- Segunda fase: 5 de fevereiro
- Terceira fase: 12 e 19 ou 26 de fevereiro
- Semifinais: 6 ou 12 de março (ida) e 19 de março (volta)
- Finais: 9 de abril (ida) e 23 de abril (volta)
Representantes do Amazonas
Os times amazonenses estrearão na segunda fase, no dia 5 de fevereiro. Melhor classificados no ranking da CBF, Amazonas e Manaus jogarão em casa. Atual campeão amazonense, o Manaus enfrentará o vencedor do duelo entre Águia de Marabá (PA) e União (TO). Já o Amazonas jogará contra quem vencer entre Tocantinópolis (TO) e Independência (AC).
Mudanças no regulamento
A CBF também anunciou alterações importantes para 2025. A partir dessa edição, o campeão da Copa Verde não terá mais vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. Essa mudança foi oficializada no Regulamento Específico da Competção (REC), divulgado pela entidade.
Confrontos da primeira fase
Chave Norte
A1: Humaitá-AC x Trem-AP (Vencedor x Paysandu-PA)
A2: Águia de Marabá-PA x União-TO (Vencedor x Manaus-AM)
A3: Porto Velho-RO x GAS-RR (Vencedor x Remo-PA)
A4: Tocantinópolis-TO x Independência-AC (Vencedor x Amazonas-AM)
Chave Centro-Oeste
B1: Ceilândia-DF x Operário-MS (Vencedor x Atlético-GO)
B2: Brasiliense-DF x Capital-DF (Vencedor x Vila Nova-GO)
B3: União Rondonópolis-MT x Vitória-ES (Vencedor x Cuiabá-MT)
B4: Aparecidense-GO x Rio Branco-ES (Vencedor x Goiás-GO)