Amazonenses pelo mundo

Com multa de mais de R$ 350 mi, amazonense Werton renova com o Flamengo até 2024

Aos 19 anos, o atacante tem participado de treinamentos com o time principal e ampliou o vínculo que ia até 2023

Considerado uma das principais promessas do futebol brasileiro, o amazonense Werton está de contrato novo com o Flamengo. Na última sexta-feira (23), atacante e clube acertaram a extensão do vínculo até dezembro de 2024, com uma multa rescisória de 70 milhões de euros (cerca de R$ 356 milhões na cotação atual). Aos 19 anos, o atleta tem sido presença constante nas atividades do time principal, comandado por Dorival Júnior.

Werton assinou seu primeiro contrato profissional com o clube carioca em dezembro de 2020. A multa do contrato anterior era de 50 milhões de euros. Natural de Benjamin Constant (município a 1200 quilômetros de Manaus), o atacante saiu da sua cidade natal aos seis anos, e encarou, junto à família, seis dias de viagem de barco para chegar a Manaus. Aos nove, o garoto foi aprovado em um teste na escolinha de futebol do rubro-negro e partiu para o Rio de Janeiro.

Destaque em todas as categorias de base, Werton estreou em julho de 2021 pelo time profissional, nos minutos finais da partida contra o Cuiabá. Desde lá, ele soma três jogos com o manto rubro-negro principal. Em 2022, o jovem soma 26 jogos e cinco gols marcados na equipe sub-20. A ascensão de Werton também é marcada por convocações à Seleção Brasileira sub-20.

Na reta decisiva da temporada, o Flamengo segue vivo nas três principais competições: finais de Libertadores e Copa do Brasil, e briga na parte de cima do Campeonato Brasileiro.