(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
Mantendo os 100% de aproveitamento na competição, o Manaus foi a Itacoatiara nesta segunda-feira (22), e venceu o Penarol por 2 a 1, no estádio Floro de Mendonça, em partida que fechou a 3ª rodada do Campeonato Amazonense 2021. O Gavião do Norte saiu na frente com gol de Douglas Lima, Douglas empatou para o Leão da Velha Serpa, mas Rafael Ibiapino deu a vitória ao time esmeraldino.
A vitória do Manaus quebrou uma sequência do Penarol de quase dois anos sem perder em Itacoatiara. De lá para cá, o atual campeão disputou quatro jogos, ganhou três e empatou apenas um. A última derrota do Leão da Velha Serpa em casa havia sido em 24 de março de 2019, quando perdeu para o Iranduba por 1 a 0, no 2º turno do Amazonense daquele ano.
Primeiro tempo: gol no início e poucas chances criadas
O Manaus abriu o placar logo aos oito minutos de jogo. Douglas Lima aproveitou a sobra e emendou um belo chute de primeira para colocar a equipe visitante à frente do placar. Cinco minutos depois, o Gavião do Norte chegou pelo alto com Thiago Spice, que subiu e completou cruzamento de cabeça para fora. Em desvantagem na partida, o Penarol se manteve com mais posse de bola nos minutos seguintes, mas sem conseguir chegar com perigo ao gol de Rafael.
Segundo tempo: empate, equilíbrio e gol da vitória nos minutos finais
O Gavião do Norte voltou do intervalo já assustando o goleiro Bernardo. Aos quatro minutos, Philip cruzou e Vanilson completou de cabeça, Bernardo passou batido, mas Ivan cortou. Logo depois, vou a vez de Vanilson rolar para Philip que invadiu a área e chutou cruzado para fora. A equipe da casa respondeu com Lucas Espiga que aproveitou a falha de Ramon e invadiu a área, mas o defensor recuou para o goleiro Rafael e o árbitro marcou tiro livre indireto. Na cobrança, Henrique Bahia rolou para Douglas que chutou forte para vencer a barreira e o arqueiro esmeraldino, e empatar a partida no Floro de Mendonça.
Após o empate, o Leão da Velha Serpa se animou e tentou continuar com a bola nos pés e criar chances de virar a partida, mas sem sucesso. O tempo passou, o Manaus conseguiu reequilibrar a partida, mas nenhuma das equipes conseguiu chegar com perigo à meta adversária e criar chances claras de gol. Só que aos 43 minutos, o Gavião do Norte voltou a ficar à frente do placar. Guilherme Amorim cobrou lateral na área, Ramon raspou de cabeça e Rafael Ibiapino completou para o gol. Logo em seguida, o Penarol respondeu com Marcos Rangel finalizou de primeira, mas Rafael voou, fez a defesa e a bola ainda bateu na trave.
Panorama e próxima partida
Com a vitória, o Manaus assume a ponta da tabela do Barezão 2021 com nove pontos, enquanto o Penarol permaneceu com quatro pontos na 4ª colocação. Na próxima rodada, o Leão da Velha Serpa visita o Amazonas FC, na próxima quinta-feira (25), às 18h, na Arena da Amazônia. Já o Gavião do Norte encara o Iranduba, também na quinta-feira (25), mas às 15h30, na Colina.