Treinador coleciona também dois títulos da competição e se prepara para enfrentar o Rio Negro, comandado pelo irmão João Carlos Cavalo
Quando o assunto é acesso na Série B do Campeonato Amazonense, o técnico Sidney Bento é um profundo conhecedor. No último sábado (17), o RPE Parintins bateu o Unidos do Alvorada por 5 a 4 nos pênaltis, após vitória por 1 a 0 no tempo normal, e conquistou vaga na elite do futebol amazonense em 2023 logo no primeiro ano em competições profissionais.
O feito foi importante também na carreira do treinador de 48 anos, que tem quatro participações na competição e incríveis quatro acessos, ou seja, 100% de aproveitamento. As outras participações haviam sido em 2017 com o Holanda, campeão daquele ano, com o São Raimundo, também em 2017 numa edição extra, e em 2020 com o Clipper, onde conseguiu subir, mas saiu antes da Águia confirmar o título.
O caminho até a final não foi fácil. No jogo de ida, em Rio Preto da Eva, o Tourão perdeu por 2 a 1 e a missão seria vencer na condição de visitante o Unidos do Alvorada, também estreante. Bento destacou a preparação principalmente mental antes da partida decisiva.
“Feliz, porque é a quarta vez que participo da competição da Série B do Amazonense como treinador, e é o meu quarto acesso. Consegui dois títulos, no que seria o terceiro com o Clipper, saí antes da final, mas já tinha conseguido o acesso, e agora mais. Muito feliz, quero parabenizar os atletas, sem eles a gente não consegue nada. Eles lutaram, foram dias difíceis, trabalhamos bem o psicológico deles para motivar, mostrar que eles são capazes. E hoje fomos capazes de chegar aqui na casa do adversário e conseguir o acesso”, disse.
Valendo a taça da Série B, que seria a primeira da história do clube, Sidney Bento terá do outro lado como adversário o irmão João Carlos Cavalo, que subiu com o Rio Negro. Os treinadores se enfrentaram em outras duas finais, e o histórico é positivo para Bento, com duas taças levantadas: na Série B de 2017, com o São Raimundo sobre o CDC Manicoré, e no Barezão feminino de 2019, com o 3B quebrando a hegemonia do Iranduba.
“Já tivemos algumas finais, São Raimundo e CDC Manicoré em 2017, 3B e Iranduba em 2019 pelo feminino. Feliz por ele ter conseguido o objetivo dele, carinho especial pelo Rio Negro também, time de coração. Que a gente possa se encontrar quarta-feira e fazer uma grande final. Vamos buscar esse título e coroar o trabalho árduo que fizemos nesses três meses”, concluiu.
A final da Série B do Barezão está confirmada para esta quarta-feira (21), às 15h, no Estádio Carlos Zamith, mesmo palco onde as equipes conseguiram o acesso no último fim de semana.
Confira os melhores momentos de Unidos do Alvorada 0 (4) x (5) 1 RPE Parintins: