(Foto: João Normando/FAF)
Após a disputa do Barezão sub-20, a categoria de base no Amazonas retornará aos campos locais com o início da disputa do Campeonato Amazonense Sub-17 de 2021, que está marcado para esta quinta-feira (19).
Pela 1ª rodada, o campo do Osvaldo Frota recebe dois jogos que abrem a competição: Real Manaus x Santos Manaus às 14 horas e Sul América x Rio Negro às 15h50.
A competição que volta a ser disputada após um ano paralisada devido a pandemia da Covid-19, terá os custos para a realização de uma partida pagos pela FAF, como taxa de arbitragem e ambulância.
“Nós vemos essa medida com muita satisfação, tendo em vista um trabalho a longo prazo que busca intensificar a base nos clubes que teremos no estadual onde reúne tanto times tradicionais, como novas equipes, somando assim mais de 500 atletas que serão inscritos e poderão participar deste campeonato”, disse Thiago Durante, diretor executivo de futebol de base da Federação Amazonense de Futebol.
Formato da competição
Para este ano, 16 clubes disputarão o estadual sub-17 que possui recorde de equipes. A primeira fase será realizada em formato de classificatória, em que quatro equipes divididas em quatro grupos se enfrentam (Chave A X Chave B e Chave C X Chave D) onde os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a competição que segue o modelo de mata-mata clássico com quartas de finais, semis e final.
Além da taça, o vencedor do Barezão Sub-17 terá o direito de representar o Amazonas na Copa do Brasil Sub-17 do próximo ano.
Confira os grupos do Barezão Sub-17 2021:
Grupo A – Manauara, Real Manaus, São Raimundo e Tabosão
Grupo B – Fast Clube, Manaus, Nacional e Santos Manaus
Grupo C – Operário, Paramazonas, Sul América e Tarumã
Grupo D – Arsenal, Clipper, Tuna Luso e Rio Negro
*com informações da FAF