O Amazonas já sabe quem serão seus 19 adversários na competição nacional, que começa no fim de abril, após a disputa do Estadual
O Amazonas Futebol Clube já sabe quem serão seus 19 adversários na Série C 2023, competição que inicia em abril e termina em novembro, conforme calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Onça-pintada garantiu acesso à competição ao terminar com a terceira melhor campanha da Quarta Divisão deste ano.
Altos-PI, América-RN, Aparecidense-GO, Botafogo-PB, Brusque-SC, Confiança-SE, CSA-AL, Figueirense-SC, Floresta-CE, Manaus, Náutico-PE, Operário-PR, Paysandu-PA, Pouso Alegre-MG, Remo-PA, São Bernardo-SP, São José-RS, Ypiranga-RS e Volta Redonda-RJ farão companhia ao Aurinegro na próxima edição da Terceirona.
“Não temos dúvida de que vai ser uma Série C muito competitiva, não só pelos clubes que caíram, mas pela qualidade dos que permaneceram e dos que subiram. É uma competição que vai ficando mais difícil a cada ano que passa porque os clubes vão se qualificando mais, melhorando até em termos de estrutura”, avaliou o técnico do Amazonas, Rafael Lacerda.
Formato
Com a primeira fase em turno único, todos as equipes se enfrentam em 19 rodadas. Por conta do ranking, a Onça jogará nove vezes em casa e dez fora. Os quatro piores colocados são rebaixados e os oito melhores avançam ao próximo estágio da competição.
Na segunda fase, as equipes classificadas são divididas em dois quadrangulares, onde todos da mesma chave se enfrentam em confrontos de ida e volta. Os dois clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso. Os líderes garantem vaga na final, que será disputada em dois jogos.
Antes da Série C, porém, o Aurinegro disputa o Campeonato Amazonense 2023, competição na qual estreia no dia 29 de janeiro, às 15h, em local a definir, diante do Manauara. A programação de pré-temporada ainda não foi determinada pelo clube.
Além de Lacerda e comissão técnica, o clube assegurou a permanência de cinco atletas até o momento: o goleiro Soares, o lateral-direito Adriano, o meia Kauê, e os atacantes Miliano e Cortez.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Amazonas FC