(Foto: Mauro Neto/Sejel)
Menos de uma semana após a final do estadual da categoria principal, os torcedores amazonenses voltam suas atenções ao Campeonato Amazonense Sub-20, que começa nesta sexta-feira (28). O campeonato será aberto com o clássico Pai e Filho, entre Nacional e Fast, que se enfrentam a partir das 15h45, no CT Barbosa Filho, com transmissão ao vivo no Facebook do Esporte Manaus e da Federação Amazonense de Futebol (FAF). A partir das rodadas seguintes, as transmissões serão pelo BarezãoPlay.
A 1ª rodada contará ainda com Arsenal e Atlético-AM que se enfrentam no mesmo horário, no Álvaro Maranhão, em Iranduba, pelo mesmo grupo A de Naça e Fast. Já no grupo B, Tarumã e Manaus duelam a partir das 14h, no CT Barbosa Filho, enquanto Operário e Amazonas estreiam apenas na próxima terça-feira (1º).
Pelo grupo C, Tuna Luso e Real Manaus se enfrentam às 14h desta sexta-feira (28), no Álvaro Maranhão, enquanto Princesa e Clipper também estreiam na próxima terça-feira (1º). São Raimundo pelo grupo A, Rio Negro pelo grupo B e Sul América pelo grupo C, folgam na rodada.
Formato da competição
O Estadual Sub-20 desta temporada contará com equipes tradicionais e três estreantes: Amazonas, Arsenal e Tuno Luso. Ao todo, serão 15 clubes que estarão divididos em três grupos de cinco, que se enfrentarão entre si em turno único durante a primeira fase.
Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros avançam para as quartas de final. O mata-mata será disputado em jogo único e com vantagem para a equipe de melhor índice técnico da primeira fase. O campeão representará o Amazonas na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil da categoria em 2022.
Clubes
Grupo A: Arsenal, Atlético Amazonense, Fast Clube, Nacional e São Raimundo;
Grupo B: Amazonas, Manaus, Operário, Rio Negro e Tarumã;
Grupo C: Clipper, Princesa do Solimões, Real Manaus, Sul América e Tuna Luso.