Com um pé na segunda fase, Lacerda evita justificativas após derrota e admite: “Nos cobramos por atuações melhores”
Amazonas é o atual terceiro colocado e vive a expectativa de confirmar a vaga no quadrangular final da Série C. Treinador afirmou que a campanha do estreante deve ser exaltada
No último sábado (12), o Amazonas visitou o São Bernardo e até saiu na frente com o 14º gol de Sassá, mas levou a virada e perdeu a oportunidade de se classificar antecipadamente à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, faltando duas rodadas para o fim da primeira fase. O técnico Rafael Lacerda reconheceu que sua equipe não performou bem em SP e que isso acarretou no resultado.
Praticamente classificado não é classificado, então a gente não vai colocar desculpas. Não vencemos, enfrentamos um grande adversário que precisava da vitória e não fizemos um bom jogo, principalmente no primeiro tempo, apesar da derrota ter vindo no segundo. Mas claro que a má atuação do primeiro tempo reflete no segundo. Não vou atrelar nada de cansaço em viagem, porque isso não tem, a gente faz logísticas muito boas, os jogadores chegam dois dias antes na cidade do jogo, conseguem descansar, então não é isso, não tem pé no freio, até porque a gente precisa ainda garantir nossa classificação.
Rafael Lacerda
Com a sequência da 17ª rodada, o Amazonas estacionou nos 29 pontos e caiu para a terceira colocação. Matematicamente, o avanço para a fase seguinte ainda não aconteceu, mas parece ser questão de mais uma rodada. A Onça-pintada tem quatro pontos de vantagem para o nono colocado, e dificilmente não estará dentro do G8 ao fim das 19 rodadas.
Apesar de iminente, a classificação adiada naturalmente causa uma ansiedade no grupo aurinegro, que podia alcançar o objetivo desde a rodada anterior, quando empatou sem gols em casa com a Aparecidense-GO. Lacerda descartou dar qualquer desculpa sobre as condições, como viagem longa e possível desgaste físico, e tranquilizou.
Não existe essa questão de cansaço físico. Os jogos da Série C são só nos finais de semana. Como eu falei anteriormente, a gente viaja sempre dois dias antes. Os jogadores têm tempo para descansar. Imagina uma Série B que tu joga terça, sábado, quarta. É um adversário com qualidade. Não é sempre que a gente vai vencer. Essa questão de relaxamento natural, claro que a gente sabe que o jogador é um ser humano e às vezes acontece. Mas não é uma coisa que eles querem. Porque a gente tem uma semana sempre muito boa de trabalho. É um grupo muito comprometido, um grupo muito trabalhador, que queria muito hoje ter buscado a classificação ou quem sabe um empate para garantir a classificação. É o processo natural. O processo do campeonato, enfrentamos um adversário forte, com um investimento muito alto, com uma estrutura muito boa. A gente sabe que os times paulistas têm esse poder de investimento, eles precisavam vencer e foi o que aconteceu.
Rafael Lacerda
Por fim, Lacerda adotou um tom enfático para responder a um questionamento sobre o sentimento de preocupação com uma queda de rendimento da equipe, que chegou a liderar com folga e ficou 10 rodadas sem perder na competição. Na visão do comandante aurinegro, é preciso equilíbrio ao analisar o contexto onde uma equipe estreante na Série C está inserido.
Se eu recebesse essa pergunta quando a gente estava há 10 jogos sem perder, se eu estava preocupado, a minha resposta seria ‘sim’. No futebol, tu nunca consegue ficar sem preocupação. A gente é cobrado e se cobra pelos bons resultados, mas a gente tem que entender que é a Série C mais equilibrada dos últimos anos e que nós enfrentamos um adversário de qualidade também. Não é só o São Bernardo, assim como foi a Aparecidense na rodada passada. O meu questionamento é o seguinte: quem imaginaria que o Amazonas estaria com 29 pontos indo para a décima oitava rodada da Série C? Com todo respeito, ninguém imaginava. Talvez nós, internamente, nós acreditávamos, porque a gente confia muito no nosso trabalho, no trabalho dos jogadores, mas me desculpa, é a primeira participação do Amazonas, acho que nós temos que enaltecer. Claro que a gente sempre se cobra por atuações melhores. E a questão de preocupação, quando a gente está ganhando também, a gente fica preocupado. A gente tem que voltar a treinar forte, segunda-feira a gente retoma. Vamos fazer uma boa semana e tentar buscar o resultado positivo contra o São José.
Rafael Lacerda
Novamente fora de casa, o Amazonas vai tentar carimbar o passaporte para o quadrangular final da Série C no próximo sábado (19), quando visita o São José-RS, no gramado sintético do Estádio Francisco Noveletto, às 18h (de Manaus).
Confira os melhores momentos de São Bernardo 2 x 1 Amazonas