Contra o Jacuipense, Manaus busca segunda vitória como visitante na Série C
(Foto: João Normando/FAF)
Pela segunda semana consecutiva, o Manaus encara um jogo como visitante na Série C do Brasileirão, neste sábado (4). Até o momento, o Gavião do Norte venceu apenas o Santa Cruz, e busca melhorar esse retrospecto para seguir na zona de classificação do grupo A. Pela 15ª rodada, o Manaus enfrenta o Jacuipense-BA, no estádio do Barradão, em Salvador, ás 16 horas (de Manaus). Enquanto o Esmeraldino ocupa a vice-liderança com 21 pontos, o Jacupa é o nono colocado e vice-lanterna, com 12.
As equipes subiram juntas para a Série C em 2019 e se conhecem bem. O histórico de confrontos aponta cinco duelos, com duas vitórias do Gavião do Norte, uma do time baiano e dois empates. No encontro do primeiro turno, na Arena da Amazônia, 1 a 1 no placar.
A
A
O Manaus acabou perdendo a liderança do grupo ao ser derrotado para o Tombense-MG na semana passada, mas ainda segue no G4 e no momento, estaria classificado para a segunda fase. A semana foi de saídas e chegada no elenco: os meio-campistas Allan Dias e Vinícius Barba rescindiram e fecharam com ABC-RN e Confiança-SE, respectivamente. Para reposição, a diretoria recorreu à contratação do volante Derlan, capitão do acesso em 2019 e que estava no Paragominas-PA disputando a Série D.
Como estava em atividade e treinou com o elenco desde o início da semana, é possível até que Derlan pinte no time titular, já que Guilherme Amorim, que vinha jogando, cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Outras boas notícias para Evaristo Piza são os retornos de Luis Fernando, Dudu Mandai e Anderson Paraíba, desfalques em Minas também por suspensão, e que devem retornar ao onze inicial.
Seguem de fora o volante Márcio Passos, com lesão no joelho, e os laterais Ronaell e Tiago Costa, ainda em período de transição pós-lesões. O goleiro Renan Rocha tem problema na hérnia e não há previsão de retorno. Diante do cenário, Piza deve escalar a base que estava invicta nos seus quatro primeiros jogos, com: Gleibson; Edvan, Luis Fernando, Marcelo e Dudu Mandai; Derlan, Gilson Alves, Gabriel Davis e Anderson Paraíba; Rafhael Lucas e Denilson.
A
A
Em situação delicada na competição, o Jacupa tenta sair da incômoda zona da degola. A campanha em 14 rodadas tem apenas uma vitória, incríveis nove empates e quatro derrotas. No meio do caminho, o longevo técnico Jonilson Veloso, que vinha de um trabalho de quatro anos, deixou o comando da equipe em comum acordo com a diretoria e partiu de férias. Para o lugar dele, Luizinho Lopes, ex-Manaus, foi contratado, mas dirigiu o time em apenas dois jogos e pediu desligamento ao receber uma proposta do Confiança-SE, na Série B.
Com isso, em menos de um mês, Jonilson Veloso foi contatado para retornar ao comando do time, numa solução mais caseira na visão da diretoria baiana. Na reestreia, o Jacupa empatou sem gols com o Ferroviário-CE, e agora busca vencer novamente após mais de dois meses. O último triunfo foi no dia 26 de junho contra o Ferrão, pela 5ª rodada do primeiro turno.
O elenco do Jacuipense conta com os meias Janeudo, ex-Manaus e Fast, e Danilo Rios, ídolo do Nacional. Eles, no entanto, não devem começar jogando. Um provável onze inicial do time mandante tem: Jean; Gedeilson, Tiago Alves, Railon e Djavan; Peixoto, Dionísio, Jeremias e Bruninho; Thiaguinho e Itinga.
A
A
A arbitragem da partida ficará por conta do catarinense Luiz Augusto Silveira Tisne, que será auxiliado por José Roberto Larroyd e Alexandre de Medeiros Lodetti, ambos também do quadro de Santa Catarina. Edvalter Marinho dos Santos, da Bahia, será o quarto árbitro.