O clube herdou a vaga diante do atraso para a definição do campeão estadual sub-19 deste ano, e irá participar pelo segundo ano seguido
A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou na tarde desta quinta-feira (3), a definição dos grupos da 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2023. Indicado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) como campeão estadual sub-19 em 2021, o Fast Clube será o único representante do Amazonas na competição, que vai de 2 a 25 de janeiro.
O Rolo Compressor estará no grupo 12, com sede na cidade de Araraquara (cerca de 250 quilômetros de São Paulo capital), ao lado de Ferroviária, o time anfitrião, Zumbi, do Alagoas, e o Corinthians, maior campeão do torneio, com 10 conquistas. As partidas serão realizadas no Estádio Fonte Luminosa.
O torneio vai reunir 128 clubes, divididos em 32 grupos com quatro equipes cada, que se enfrentarão ao longo do mês de janeiro, com final tradicionalmente marcada para o dia 25, em comemoração ao aniversário da capital paulista, com local a ser definido pela FPF. O sistema é misto, com fase de grupos e mata-mata com jogos únicos até a grande decisão.
Indicação polêmica
A escolha do representante amazonense para a maior competição de base do país foi polêmica. Isso porque, o prazo final de definição dos representantes de cada estado era o último dia 13 de outubro. Porém, àquela altura, o Campeonato Amazonense sub-19 estava paralisado pela terceira vez, por conta de questões judiciais envolvendo escalações irregulares.
Com isso, diante do atraso do conhecimento do campeão, a FAF acabou cedendo a vaga ao Fast, que foi o campeão amazonense em 2021. São Raimundo e Princesa do Solimões, que estavam vivos na disputa e aspiravam à vaga, contestaram a decisão da entidade.
Na edição da Copinha deste ano, o Fast enfrentou Matonense-SP, Jacuipense-BA e Fluminense, mas acabou eliminado na fase de grupos. O grande campeão foi o Palmeiras, que conquistou o título de forma inédita ao bater o Santos por 4 a 0 na final.