O Cruzeiro tropeçou de novo na segunda divisão, desta vez diante do Avaí, no Mineirão. O resultado, além de complicar a Raposa na tabela, aumentou um indigesto retrospecto: há nove anos os mineiros não sabem que é vencer o Leão da Ilha.
Os mandantes já chegaram ao confronto sob pressão, tentando se recuperar, e por isso tentou se impor, tendo mais volume de jogo, mas essa foi uma daquelas partidas que lembraram muito a luta da equipe contra o rebaixamento em 2019, com a responsabilidade de conseguir a vitória pesando a ponto de afetar o desempenho.
O Avaí foi a campo com uma proposta de jogo bem clara: marcação aplicada e contra-ataques velozes. Deu certo. A pouca criatividade da equipe celeste facilitou o trabalho, é verdade, mas ainda assim o mérito dos visitantes foi maior.
O gol da vitória por 1 a 0 saiu apenas aos 33 minutos do segundo tempo, marcado por Pedro Castro. Com o resultado, o Avaí chegou a 13 pontos e ocupa a 11a posição. Já o Cruzeiro está em 15o, com 8 pontos, e tem chances reais de terminar a rodada na zona de rebaixamento para a Série C.