(Foto: João Normando/FAF)
O Rio Negro apresentou no último dia 16, a comissão técnica e parte do elenco que tentarão levar o clube de volta à elite amazonense. Entre os jogadores que fazem parte desse elenco está o atacante Wesley Napão, que voltará a atuar profissionalmente após dois anos longe dos gramados. A última vez que Napão disputou uma partida foi em outubro de 2019, na vitória do Clipper (clube que defendia o atacante) por 4 a 1 sobre o Holanda, pela 1ª fase da Série B do Campeonato Amazonense.
Em 2017, Napão saiu do banco de reservas do Manaus para abrir caminho para o primeiro título do Campeonato Amazonense do Esmeraldino. O atacante foi o autor do gol que garantiu o 1 a 0 na partida de ida da final do Estadual daquela temporada. Na seguinte, o jogador ainda ganhou mais um título estadual no Gavião do Norte. Em 2018, ele ainda teve uma passagem fora do futebol amazonense, no Juventus Jaraguá-SC.
A decisão
Em entrevista ao Portal Esporte Manaus, o jogador, que chega ao Galo da Praça da Saudade aos 25 anos, contou que a decisão de deixar o futebol profissional veio por conta de questões pessoais e que não se arrepende dessa pausa.
“Minha esposa estava grávida, e eu queria muito acompanhar de perto todo esse momento único na vida de um pai, assim como acompanhei, e hoje não me arrependo nenhum pouco de ter tido essa decisão”, assinalou.
O “Lanche do Napão”
Longe dos gramados, Napão focou no negócio que mantém até hoje em sociedade com o sogro para manter a renda, que já não vinha mais do futebol profissional, e conta que o meio supriu bem as necessidades dele e da família.
“Durante esse tempo longe, eu mantive o foco na pizzaria e lanchonete que tenho. Hoje, graças a Deus está melhorando a cada dia que passa, foi por conta dessa lanchonete que pude viajar com a minha família, que tenho um conforto para morar, e estou muito feliz com essas conquistas”, contou.
Futebol sempre por perto
Mesmo sem ter o futebol como sua atividade profissional, o novo atacante do Rio Negro conta que sentiu falta do que vivia quando atuava e que o futebol continuou presente em sua vida.
“Senti falta dos treinos, das resenhas com os amigos, da adrenalina de entrar em campo. Eu mesmo afastado, continuei acompanhando o futebol, joguei campeonatos amadores, fiz tudo que quis”.
A volta
Napão destaca que sentiu que era o momento certo de voltar a atuar, após conversas com a família e amigos e aproveitou ainda para revelar como está a preparação para essa volta.
“A decisão de voltar foi uma conversa com meus pais, irmãos, minha esposa, meus sogros e alguns amigos, eu senti que era o momento de voltar. Hoje estou tendo uma evolução muito boa nos treinamentos, e pretendo manter esse ritmo para levar o Galo da Praça da Saudade pro seu lugar que é na primeira divisão”, finalizou.
O Rio Negro de Napão estreia na Série B do Campeonato Amazonense no próximo dia 22, diante do Tarumã, já que o Galo folga na primeira rodada da competição.