(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
O confronto é direto por uma vaga na zona de classificação do grupo A da Série C do Brasileirão. Separados por duas posições e apenas um ponto, Ferroviário e Manaus se enfrentam às 17 horas (de Manaus) deste domingo (18), no estádio Carlos de Alencar Pinto, o “Vovozão”, CT do Ceará, em Fortaleza.
O encontro é válido pela 8ª rodada da terceira divisão, a penúltima do primeiro turno. O Gavião Real é o quinto colocado da chave, com 10 pontos, enquanto o Ferrão chega na terceira posição, com 11.
A
A
Vindo de mais uma goleada como visitante, a segunda só nesta competição, o Manaus segue em busca dos primeiros pontos fora de casa. Insatisfeita, parte da torcida esmeraldina foi pessoalmente pressionar a equipe. Na última quarta-feira (14), um grupo de torcedores compareceu ao treinamento para cobrar mais empenho do elenco para alcançar resultados positivos, o meia Gabriel Davis foi o único a atender o grupo.
Para a missão diante do Ferrão, o técnico Marcelo Martelotte recebeu um atleta recuperado de lesão durante a semana cheia de trabalho. O meia Douglas Lima, que tratava de um estiramento muscular na coxa, voltou a ser relacionado após cinco jogos.
As baixas ficam por conta lateral-esquerdo Ronaell, que está em fase de transição pós entorse no joelho, o artilheiro Vanilson, que teve diagnosticado um edema na panturrilha esquerda e o zagueiro Luis Fernando, que ainda não está 100% recuperado de uma entorse no joelho.
Em relação à equipe titular, Martelotte deve promover a seguinte: Renan Rocha; Edvan, Marcelo, Thiago Spice e Dudu Mandai; Vinícius Barba, Allan Dias e Gabriel Davis; Anderson Paraíba, Philip e Rafhael Lucas.
A
A
O Ferroviário vem de boa vitória fora de casa contra o Paysandu, que rendeu quatro posições para a equipe, entrando de vez no G4 do grupo A. A campanha em casa tem duas vitórias e um empate. O duelo contra o Manaus reserva um encontro especial para o goleiro Jonathan, ídolo do Gavião do Norte, que atualmente defende o Tubarão da Barra. Com 125 jogos disputados, o amazonese de Alvarães é o atleta que tem mais jogos com a camisa do Manaus na história, além de várias atuações inesquecíveis e conquistas: quatro estaduais, um acesso à Série C e um vice-campeonato da Série D.
No fim de 2020, se despediu do clube, assinou com o Ferrão e em pouco tempo caiu nas graças do torcedor do clube cearense, seguindo com as boas atuações, teve rapidamente o vínculo renovado até o fim de 2022. Porém, ele não atua há dois meses e o reencontro pode não acontecer com ele jogando. Durante uma partida do Campeonato Cearense, Jonathan se chocou com um companheiro e sofreu uma lesão na face, precisando passar por uma cirurgia para correção.
Recuperado, ficou como opção no banco nos últimos dois jogos, pois o titular, curiosamente, é outro ex-goleiro do Manaus. Contratado no esmeraldino justamente para a vaga deixada por Jonathan no começo deste ano, Rafael disputou apenas 18 partidas pelo Manaus, foi muito criticado pela torcida e se mudou para o clube cearense logo após conquistar o estadual de 2021. Com a camisa do Ferrão, Rafael já tem sete partidas disputadas e tem agradado, a ponto de Jonathan ainda não ter retomado a titularidade.
O técnico Francisco Diá terá um reforço de peso para pegar o Manaus. Artilheiro do Ferrão no título da Série D em 2018, o atacante Edson Cariús acertou seu retorno ao clube por empréstimo, após passagens sem brilho por CRB, Fortaleza e Remo. Os números do centroavante apontam 35 gols marcados em 54 partidas pelo Tubarão da Barra na primeira passagem. Ele já está inscrito no BID e é opção para começar jogando no comando de ataque. No mais, Diá tem o time completo à disposição, sem desfalques e deve mandar a campo: Rafael; Lázaro, Vitão, Richardson e Emerson; Wesley Dias, Emerson Souza e Diego Viana; Dudu, Gabriel Silva e Adilson Bahia (Edson Cariús).
A
A
A arbitragem da partida ficará por conta do paulista Ilbert Estevam da Silva, que será auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Amanda Pinto Matias, ambos também do quadro do São Paulo. Joanilson Scarcella de Lima, do Ceará, será o quarto árbitro.