(Foto: João Normando/FAF)
O primeiro turno da primeira fase da Série C do Brasileirão chegou ao fim e neste fim de semana começa a reta final para decidir os classificados ao quadrangular e rebaixados. A 10ª rodada da competição coloca Santa Cruz e Manaus frente a frente neste domingo (1º), às 17 horas (de Manaus), no estádio do Arruda, em Recife.
O Santinha é o último colocado do grupo A com três pontos e ainda busca a primeira vitória, enquanto o Gavião do Norte ocupa a sétima posição, com 11 pontos conquistados, e não vence há quatro jogos.
Este será o quarto encontro entre as equipes na história, todos pela Série C, desde 2020. Caso queira se apegar ao retrospecto, o Manaus pode esperar pontuar pela primeira vez fora de casa, algo que ainda não aconteceu nesta edição. O histórico do confronto aponta duas vitórias para o Esmeraldino e um empate. Um desses triunfos foi o primeiro da equipe como visitante na temporada de estreia na Série C, um 2 a 1 em pleno Arruda.
A
A
Pela quinta vez em menos de um ano, o Manaus passou por troca na comissão técnica, depois do empate com o Paysandu na rodada passada. Na segunda-feira (26), Marcelo Martelotte foi demitido, junto com auxiliar e analista desempenho, dando lugar a Evaristo Piza, ex-América-RN e Botafogo-PB, para tentar uma reação e buscar a classificação neste segundo turno. O novo comandante trabalha com o grupo desde quarta-feira (28).
Horas antes do anúncio da queda de Martelotte, o clube apresentou o atacante Denilson, contratado por empréstimo junto ao Rio Claro-SP. Com 1,90m de altura, o centroavante de 23 anos chega para a lacuna deixada pelo artilheiro Vanilson, que pediu dispensa do clube na semana passada. Denilson caiu no BID da CBF e está liberado para atuar.
Em relação ao time titular, Piza terá baixa de três atletas: o zagueiro Thiago Spice, que tomou o terceiro cartão amarelo contra o Papão e cumprirá suspensão, Luis Fernando pode ser o substituto; o goleiro Renan Rocha sentiu um desconforto no tornozelo e também não viajou a Recife, assim como o atacante Philip.
Os primeiros treinamentos comandados por Piza foram fechados para a imprensa, mas como chegou recentemente, a tendência é que não promova grandes mudanças na equipe, que pode iniciar no Arrudão com: Gleibson; Edvan, Luis Fernando (Marcelo), Marcão e Dudu Mandai; Vinícius Barba, Gabriel Davis (Allan Dias)e Anderson Paraíba; Douglas Lima, Diego Rosa e Rafhael Lucas.
a
a
A
A situação do Santa Cruz na temporada é péssima e o clube tem chances reais de cair para a quarta divisão, isso porque atualmente é o lanterna do grupo A na competição, com apenas três pontos somados em nove jogos, sem ter conquistado uma vitória sequer no primeiro turno. Para escapar do descenso, a equipe pernambucana precisa engatar uma sequência de bons resultados e apelou até para a ajuda de um padre, que foi chamado para benzer as dependências do estádio do Arruda nesta semana.
Passando por um momento conturbado assim como dentro de campo, a diretoria foi ao mercado e tentou as últimas cartadas para reforçar a equipe, fechando com quatro nomes: Bruno Moraes, Lelê, Elias Carioca e Tarcísio chegaram para ajudar na luta contra o rebaixamento para a Série D.
O dois primeiros defenderam o clube e foram importantes nas temporadas de 2015 e 2016, quando o Santinha frequentou a primeira divisão e conquistou a Copa do Nordeste. O atacante Bruno Moraes, o popular “General”, que estava nos Emirados Árabes, é a esperança de gols da equipe para a sequência da competição.
O meia Lelê também foi regularizado e pode ir a campo, depende do técnico Roberto Fernandes, que pode mandar a campo: Jordan, Weriton, Rafael Castro, Tarcísio e Leonan; Willian Alves, Maycon, Vitinho (Lelê) e Rondinelly; Frank e Levi (Bruno Moraes).
A
A
A partida será comandada por um trio do Paraná. O árbitro principal será Leonardo Sígari Zanon, que será auxiliado por Weber Felipe Silva e Andrey Luiz de Freitas. Luciano Luís de Castro Silva, do quadro da FPF atuará como quarto árbitro. Ana Karina Marques, também de Pernambuco, será a analista de campo.