De virada, Fast bate Penarol por 3 a 2 e vence a primeira na Série D
(Foto: João Normando/FAF)
Fazendo jus à rivalidade estadual, Fast e Penarol protagonizaram um jogo recheado de gols e emoção na tarde deste sábado (19), no estádio da Colina. De virada, o Rolo Compressor venceu o Leão de Itacoatiara por 3 a 2, em jogo válido pela 3ª rodada da Série D do Brasileirão.
Os gols do Leão da Velha Serpa foram marcados por Jerinha e Emerson Guioto. Jackie Chan, duas vezes, e Flamel viraram para o Tricolor de Aço. Foi a primeira vitória do Fast na competição, enfim vencendo após dois empates nas duas primeiras rodada. O Penarol liga o alerta após perder sua segunda partida consecutiva.
Primeiro tempo: Penarol domina ações e deslancha no fim
A partida iniciou intensa na Colina, o Penarol começou com a posse, mas quem finalizou primeiro foi o Fast aos três minutos, Flamel tocou pra Charles na ponta esquerda, que puxou pro meio e bateu para defesa de Bruno Colaço. No minuto seguinte, o Penarol tentou responder, mas as finalizações acabaram travadas pela defesa adversária. Na saída de bola, o Fast tentou controlar a posse, mas no terço final passou a errar muitos passes, facilitando o corte da defesa do Penarol.
O Leão levou perigo aos 16 minutos em cobrança de falta. O estreante Emerson Guioto bateu colocado buscando o canto de Iago Salles, que pulou no alto para evitar o primeiro gol do jogo. Depois de alguns minutos de domínio do Leão, o Tricolor finalizou aos 27 minutos com Flamel, que queimou de fora da área e Colaço defendeu.
Aos 33, o goleiro Iago bateu tiro de meta sem muita força em direção a Caíque, Marcelo Cardoso antecipou e tocou de cabeça para Railson, que chutou rasante no canto, Iago defendeu, no rebote, Jerinha tentou completar pro gol, mas Iago saiu para abafar a finalização e consertar o lance. Era questão de tempo e acabou saindo, Railson recebeu bola na entrada da área e rolou para Jerinha, que chegou batendo colocado no canto esquerdo, tirando de Iago, para fazer a 1 a 0 para o Penarol, aos 38 minutos.
Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Emerson Guioto, que havia por pouco feito um gol de falta, estava com o pé afiado e com espaço na intermediária, avançou e chutou de fora da área, a bola foi no ângulo direito, sem chances para Iago. Um chute de raríssima felicidade para fazer o 2 a 0.
Segundo tempo: mudanças surtem efeito, Fast volta avassalador e vira o jogo
Voltando do intervalo, Conte fez três mudanças em atacado: entraram Alexandre, Jackie Chan e Marcelinho Araxá, nas vagas de Wendel, Max Biro Biro e Evandro. Vaguinho tirou Jerinha e lançou Walace. Caindo pelo lado esquerdo, Jackie entrou afim de jogo e testou o goleiro Colaço logo aos três minutos, arriscando de fora da área.
As mudanças surtiram efeito no Fast, que foi superior nos primeiros minutos, tocando a bola com mais calma e impedindo o Penarol de atacar, que por sua vez, tentava explorar os contra-ataques. Aos 16 minutos, Flamel cobrou falta lateral, Jackie Chan desviou de cabeça e a bola foi morrer no cantinho, 2 a 1.
Bastaram mais três minutos para o atacante confirmar a estrela e empatar o jogo, aos 19. Ele recebeu de Alexandre, dominou na intermediária, puxou pra canhota e bateu colocado, a bola desviou na marcação e matou Colaço, deixando tudo igual.
O ímpeto do Fast deixou o Penarol sem conseguir reagir, e a virada veio com mais um belo gol. Aos 25 minutos, Flamel cobrou falta magistral próximo da meia-lua no ângulo de Colaço, virando para 3 a 2. E parece que cabia mais, aos 33, Alexandre achou Jackie sozinho infiltrando na defesa, o atacante driblou Colaço e foi derrubado, pênalti marcado.
O goleiro do Penarol foi amarelado e ficou revoltado com a marcação, seguiu reclamando e levou o segundo amarelo, sendo expulso. Pra completar, na sequência, Colaço ainda agrediu o árbitro Dagoberto Modesto antes de deixar o gramado, xingando bastante a equipe de arbitragem.
Vaguinho sacrificou Marcelo Cardoso para Matheus Melo entrar na meta. Charles foi pra cobrança, bateu firme no canto direito, e Matheus defendeu, colocando mais fogo ainda na partida. Mesmo com um a mais, Conte sacou Flamel, que pediu para sair, para colocar Guilherme Moller, visando aparentemente reforçar ainda mais o sistema defensivo e segurar o resultado.
Com inferioridade numérica, o Penarol foi pra cima e quase empatou aos 39. PH arriscou da lateral esquerda tentando cruzamento e acabou virando um chute pro gol, a bola beijou o travessão. A partida ficou lá e cá, bastante movimentada com chances para os dois lados, mas o Rolo Compressor terminou com os três pontos.
Panorama e próximos jogos
O Rolo Compressor venceu pela primeira vez na competição e chegou aos cinco pontos, subindo para a terceira colocação do grupo 1. O Leão da Velha Serpa caiu para a quinta posição, com três pontos, e conheceu sua segunda derrota na competição.
Pela 4ª rodada, as equipes voltam a campo na sequência da Série D no próximo domingo (27). O Fast vai até à Arena Acreana, em Rio Branco, enfrentar o Atlético Acreano, às 17 horas (de Manaus). O Penarol recebe o Galvez, do Acre, no estádio Floro de Mendonça, às 15 horas (de Manaus).