O Gavião saiu na frente, mas o Leão buscou a vitória nos minutos finais e deu o primeiro passo para alcançar as semifinais
No jogo que abriu as quartas de final do Campeonato Amazonense 2023 neste sábado (11), o Nacional pôs fim a um jejum de quatro jogos sem vencer e bateu o Manaus por 3 a 1 no estádio da Colina. Michel marcou para o Gavião do Norte, enquanto Léo Aquino, Daniel Passira e Kiko foram às redes pelo Leão da Vila Municipal.
O jogo
Momentos antes da bola rolar, uma forte chuva caiu na Colina e alagou vários pontos do campo, dificultando muito as ações das equipes no início do jogo. Aos cinco, Léo Aquino cobrou escanteio da direita no primeiro poste, Pedro Augusto se antecipou e chegou cabeceando, Reynaldo defendeu. No lance seguinte, em nova cobrança de escanteio do camisa 10 azulino, a bola sobrou para o zagueiro Davy, que finalizou de canhota, mas o chute fraco ficou fácil para o arqueiro esmeraldino.
Aos 10, Charles bateu falta forte da intermediária, a bola passou por cima do gol de Jonathan. Com 15, lateral batido pra área por Lucas Carvalho, Michel deu a casquinha pra trás, Pedro do Rio tentou completar e ajeitou para Silvano, que emendou uma bicicleta dentro da pequena área, Jonathan acompanhou a bola saindo rente à trave.
Cinco minutos depois, saída errada de Érico pelo meio, Pedro do Rio recuperou acionando Cardoso na direita, que avançou e bateu cruzado, carimbando a trave do Naça. A partida seguiu equilibrada e a rede balançou só nos minutos finais. Aos 43, Michel estava atento na saída do Naça, aproveitou o vacilo de Jô, roubou a bola e com tranquilidade bateu colocado no canto de Jonathan, abrindo o placar pro Manaus.
Só que a reação do Leão veio rápido. Jô bateu falta que morreu na barreira, mas pegou a sobra e cruzou pra área. A defesa esmeraldina não afastou e quando Davy armava o chute, sofreu pênalti de Pedro do Rio. Léo Aquino cobrou no canto direito de Reynaldo, que pulou pro lado oposto, tudo igual aos 47 minutos, e fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
O Nacional voltou do intervalo com mais volume de jogo, ocupando mais o campo de ataque. Aos 18 minutos, Jô cobrou falta de muito longe, a bola quicou dentro da área e enganou Reynaldo, que se atrapalhou e viu a finalização beijar a trave. Dois minutos depois, Michel completou finalização de Renan Luís, mas o gol foi anulado por impedimento.
Aos 29, contragolpe rápido do Leão, Ronny lançou o estreante Daniel Passira em velocidade, o centroavante avançou na direção do gol e disparou o chute, mas Luís Fernando chegou fazendo um corte providencial. Na reta final, o Leão deslanchou com as alternativas vindas do banco e resolveu a parada.
Primeiro, Kiko fez jogada individual pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou, o estreante Daniel Passira se antecipou e como um verdadeiro camisa 9 e completou para as redes aos 41 minutos. A vitória já estava encaminhada, mas ficou ainda maior nove minutos depois, após um chutão pra frente, Kiko ganhou de Luís Fernando, puxou pra perna direita e bateu no cantinho de Reynaldo, fechando a conta pro Naça.
Panorama e próxima partida
O jogo de volta acontece na segunda-feira da próxima semana, dia 20, às 20h, na Arena da Amazônia. Com boa vantagem em mãos, o Leão pode avançar de fase com um simples empate, ou pode até mesmo perder por um gol de diferença. Ao Manaus, resta a missão de vencer por dois ou mais gols de diferença, já que tem a vantagem do empate no placar agregado.
Confira os melhores momentos: