De virada, Tarumã elimina o Amazonas e enfrenta o Fast na final do Barezinho
(Foto: João Normando/FAF)
O título de campeão amazonense sub-20 será decidido entre Fast Clube e Tarumã. Na tarde deste sábado (10), na Colina, o Lobo do Norte venceu o Amazonas FC de virada por 2 a 1 e se classificou para a decisão da competição. Keven marcou para a Onça Pintada, Pedro Lucas e Marquinhos foram às redes pelo Tarumã, todos no segundo tempo.
O jogo
A primeira etapa foi morna, sem muitas oportunidades claras para nenhuma das equipes, que optavam por se resguardar. A partida foi acelerar na segunda metade da etapa final. Com 24 minutos, o Amazonas teve seu capitão Kaio expulso direto após entrada forte em Marquinhos, mesmo assim, o Tarumã permaneceu mais fechado, com o Amazonas ocupando o campo de ataque, até que o primeiro gol saiu.
Aos 29 minutos, Nathan escapou em velocidade após bola recuperada no meio e lançou Keven, aproveitando um raro vacilo da defesa do Tarumã, a bola passou e o camisa 9 ficou livre de cara para Raphael, tocando no canto superior de chapa, fazendo 1 a 0 para a Onça Pintada.
Precisando no mínimo do empate para classificar, o Tarumã acordou e foi pra cima, chegando ao empate num golaço aos 34 minutos. Pedro Lucas, que havia acabado de entrar, cobrou escanteio do lado direito com a perna canhota e marcou um belo gol olímpico, deixando tudo igual.
Mesmo com um a menos, o Amazonas seguiu tendo a bola e tentando marcar o gol da classificação, mas o Tarumã se defendeu bem e ainda achou um contra-ataque para virar a partida. Onelito recebeu de Soniel e acabou derrubado pelo defensor, pênalti marcado. O artilheiro Marquinhos foi deslocou o goleiro na cobrança e decretou a classificação do Lobo do Norte para brigar pelo título na final.
A grande final
Definidos os finalistas, a grande decisão do Campeonato Amazonense sub-20 entre Fast e Tarumã será no próximo sábado (17), às 15 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia, em jogo único. Diferente das fases anteriores, não há vantagem para nenhuma das equipes, em caso de empate, teremos disputa de pênaltis. O campeão garante vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022 e na Copa do Brasil da categoria.