Esporte localManaus FC

De volta à Colina, Manaus recebe o Altos-PI, buscando voltar a vencer na Série C

O Esmeraldino não vence há dois jogos e tem ameaçada sua presença dentro da zona de classificação da competição

Neste domingo (5), o Manaus FC encara mais um desafio como mandante na Série C do Campeonato Brasileiro. A partir das 15h30, a equipe esmeraldina recebe o Altos-PI, pela 9ª rodada da competição, num palco diferente do habitual: o Estádio da Colina. Será a primeira vez que o Manaus mandará um jogo da terceirona no espaço.

O local traz boas lembranças ao Gavião do Norte recentemente. Neste temporada, o Esmeraldino eliminou o São Raimundo pela Copa do Brasil e o Nacional nas semifinais do Campeonato Amazonense, além de outras vitórias na fase inicial do torneio. Sem contar a goleada por 5 a 0 sobre o Novorizontino na reta final da Série C de 2021, ainda sem a presença de torcida.

O torcedor poderá comparecer e fazer valer uma das melhores médias de público da Série C. A meia-entrada custa R$ 20 e será comercializada também na bilheteria da Colina, perto da hora da bola rolar.

A jornada esmeraldina em Belém na rodada passada foi ruim e o Manaus acabou derrotado por 2 a 0, com uma atuação abaixo da crítica. São dois jogos sem vencer e na tabela, o time hoje ocupa a nona colocação, sendo a primeira equipe fora da zona de classificação, com 12 pontos somados.

Sobre o time, um desfalque já conhecido: com lesão no menisco, o atacante Hélio Paraíba está fora de combate por tempo indeterminado. Na defesa, Paulo Sérgio tomou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. A ausência do camisa 3 pode fazer com que Evaristo Piza deixe o esquema com três zagueiros para esta partida.

Com isso, a briga por uma vaga nas pontas segue acirrada. Roney, Branquinho, Silvano e Renanzinho são opções. Uma provável escalação do Gavião na Colina tem: Matheus; Weriton, Claudinho, Rayne e Renan; Gilson Alves, Felipe Baiano e João Denoni; Renanzinho (Roney), Luiz Felipe e Ibiapino.

O Altos largou mal nesta Série C e vinha afundado na zona de rebaixamento com três derrotas seguidas. Porém, se recuperou na última rodada e venceu o Ypiranga-RS por 3 a 0, com autoridade. A equipe tem seis pontos e chega no 19º lugar na tabela de classificação. Para sair do Z4, o Jacaré busca a vitória diante do Manaus e tem que torcer para o Campinense ser derrotado.

A tendência é que o técnico Fernando Tonet não mexa no time titular que venceu o Canarinho, até porque também tem uma lista extensa de baixas: o atacante Lucas Campos sofreu lesão em dois ligamentos do joelho e está fora da temporada; o lateral-direito Polegar, com lesão muscular na coxa; os volantes Marconi e Ray, que se recuperam de cirurgia; o meia Netinho, com lesão no púbis e o zagueiro Fábio Aguiar, com lesão muscular na coxa.

O Altos deve vir a campo com: Rafael Pitanga; Ferrari, Ramon, Lucas Souza e Dieyson; Valderrama, Tibiri e Marcos Aurélio; Elielton, Manoel e Betinho.

Maior artilheiro da história do Altos, Manoel tem 12 gols na temporada, um deles de bicicleta contra o Flamengo, pela Copa do Brasil

A partida será comandada por um trio do Sergipe. O árbitro principal será Fábio Augusto Santos Sá Júnior, que será auxiliado por Rodrigo Guimarães Pereira e Vanessa Santos Azevedo. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, do quadro do Amazonas, será o quarto árbitro, e Raimundo Nonato da Silva será o analista de campo.