De volta ao Manaus, Piza pede voto de confiança da torcida e reforça otimismo por classificação
O treinador foi demitido no fim de junho e recontratado 23 dias depois para dar sequência ao trabalho e tentar levar o Gavião ao inédito acesso
Mais rápido do que o imaginado por todas as partes, Evaristo Piza está oficialmente de volta ao Manaus. O treinador desembarcou na capital no início da tarde da última quarta-feira (20) e foi (re) apresentado como comandante esmeraldino, antes de dar seu primeiro treinamento neste retorno.
Foram 23 dias desde a sua demissão, no final do mês de junho. João Brigatti veio para o posto e também acabou demitido após três partidas, terminando na derrota para o Volta Redonda, na última segunda-feira (18). Piza revelou que o acerto para o retorno da comisso técnica foi rápido.
“Foi muito simples, recebi uma ligação do Giovanni (Silva, presidente) no meio da tarde me convidando para retornar, e de prontidão eu aceitei. Pela confiança, amizade, pelo grupo de jogadores, iniciamos um planejamento na pré-temporada, fomos atingindo metas, como a classificação na Copa do Brasil e o título amazonense” disse.
Atualmente na 11ª colocação, o Manaus hoje se encontra fora da zona de classificação para o quadrangular final da Série C. Para os quatro jogos restantes desta primeira fase, a equipe precisa pontuar para subir e se classificar. Na tentativa de blindar o grupo de jogadores, Piza espera a compreensão da torcida esmeraldina, principalmente nos jogos em casa, e pediu o apoio.
“Nesse momento decisivo, nós precisamos do apoio de fora. Independente de ter agradado ou não o meu retorno, esquece o Piza. Ou potencializa tudo em mim, vaia, xingamento, mas deixa o grupo. Eles precisam de tranquilidade, porque eles vão trazer os resultados. Eles precisam de apoio, eu sei que é difícil, tem quatro empates em casa, derrota, teve a vitória do Ferroviário no meio do caminho. Se eles já forem pesados, com o coração amargurado, não vão nos ajudar a conseguir o objetivo da vitória”, ressaltou.
A situação de demissão e retorno repentino do mesmo profissional não costuma acontecer com frequência no futebol brasileiro. Ressabiado, Piza relembrou os percalços e feitos que teve no comando do esmeraldino, como o afastamento da zona de rebaixamento quando foi contratado em 2021, quando o clube ficou a uma vitória do acesso à Série B no fim das contas. O comandante prometeu empenho máximo nessa nova empreitada.
“Então, junto com o presidente, peço essa paciência, dê esse voto de confiança, eu voltei por confiar. Aceitei o convite por confiar no presidente, nos jogadores, na torcida, que é possível. Cheguei em uma situação de dificuldade ano passado e fomos até o último jogo brigando pelo acesso. Eu vou dar minha vida aqui pra conseguir isso junto com todos. Não vai faltar empenho, trabalho”, destacou.
Presidente admite equívoco
A coletiva do retorno de Evaristo Piza também teve a presença do presidente do clube, Giovanni Silva, que se defendeu das críticas sofridas por conta do movimento das trocas, reconhecendo que a direção esmeraldina errou por optar pela demissão do treinador após a derrota para o Botafogo-SP, há pouco menos de um mês.
“Aqui não tem amadorismo. Temos uma equipe capacitada por trás. Errar é humano e eu, como presidente do clube, em nome de minha diretoria, estou aqui humildemente para falar que foi precipitado de nossa parte o afastamento do treinador Piza, faltando sete jogos, numa reta final de campeonato. Trouxemos o Brigatti, que é um excelente profissional, mas no dia-a-dia não estava encaixando, infelizmente. No futebol não há despedida, tratamos todos como seres humanos”, disse.
Inicialmente, a saída de Piza e a largada do trabalho de Brigatti acabaram não dando a resposta que a diretoria esperava para com o grupo de atletas. Apesar do equilíbrio da competição, o mandatário crê que o clube vai conseguir chegar à segunda fase com o retorno do treinador de 49 anos, a quem rasgou elogios.
“Nos precipitamos e quem quiser, pode criticar. O Piza vive o futebol dia-a-dia, é um estudioso, vai fazer um ano conosco. Temos quatro jogos, 21 pontos, tenho certeza absoluta que os atletas vão compreender, buscar dar o melhor junto com a comissão técnica do Piza e nós vamos conseguir essa classificação”, concluiu.
Na manhã desta quinta-feira (21), a equipe realizou o último treinamento na capital amazonense antes do embarque rumo a Horizonte, no Ceará, onde encara o lanterna Atlético Cearense no próximo sábado (23), às 14 horas (de Manaus).