O último amazonense a figurar na Segundona havia sido o São Raimundo, em 2006. Amazonas será o clube mais jovem da edição de 2024
O Amazonas FC fez história neste sábado (7), venceu o Botafogo-PB e sacramentou o acesso inédito à Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, com apenas quatro anos de fundação. Além de ser a equipe mais jovem da próxima edição da Segundona, a Onça-pintada quebrou um tabu no futebol amazonense. Pela primeira vez desde 2006, o estado estará representado na competição.
O último clube local a disputar a Série B foi o São Raimundo, naquela que foi a primeira edição no formato de pontos corridos de turno e returno, como acontece até os dias atuais. O Tufão da Colina acabou rebaixado na oportunidade. O Alviceleste também havia sido o último clube amazonense a subir da Série C para a Série B, em 1999.
A barreira ultrapassada pela Onça-pintada quase teve o Manaus FC como protagonista em 2021, mas o Gavião do Norte acabou perdendo a vaga para o Novorizontino-SP. Junto do Amazonas, Brusque e Paysandu também asseguraram lugar na Segundona do ano que vem. A última vaga ficará entre São José-RS, São Bernardo-SP e Operário-PR, neste domingo.
Confira os melhores momentos de Amazonas 2 x 0 Botafogo-PB