Esporte local

Dia decisivo na Série B: confira panorama e possíveis semifinais

(Fotos: Antônio Assis/FAF e João Normando/FAF)

A 1ª fase da Série B do Campeonato Amazonense chega na sua reta final com a classificação ainda indefinida. Com os líderes Operário e Manauara garantidos nas semifinais, restam ainda três times, que brigam por duas vagas, mas um deles já disputou todas suas partidas, o Atlético Amazonense.

Com isso, a 7ª e última rodada terá dois confrontos decisivos neste sábado (30). Enquanto a partir das 15 horas, no Carlos Zamith, o Manauara encara o Rio Negro, no Gilbertão, em Manacapuru, Operário e Tarumã duelam, no mesmo horário.

Panorama

Com 11 pontos cada, Operário e Manauara chegam a esta última rodada dependendo apenas de si para se garantirem nas primeiras posições e consequentemente a vantagem de decidir em casa a partida que vale o acesso à elite do futebol amazonense. Já o 3º colocado Atlético Amazonense torce para que Rio Negro e Tarumã não somem ponto, para terminar na zona de classificação. Em 4º lugar, o Rio Negro pode se classificar até com uma derrota, caso o Operário vença o Tarumã, que precisa apenas de um empate para tirar o Pitbull e avançar às semifinais.

Os confrontos das semifinais serão definidos em cruzamento olímpico (1º x 4º e  2º x 3º), com jogos de ida e volta e vantagem do mando no segundo jogo e igualdade no placar agregado para o melhor colocado. A grande decisão será em jogo único, previsto para o dia 13 de novembro, e em caso de empate no tempo regulamentar, teremos prorrogação e persistindo a igualdade, o campeão será conhecido nas penalidades máximas. Vale lembrar que os dois finalistas já garantem o acesso à elite em 2022. 

Possíveis semifinais

Caso Operário e Manauara vençam, a classificação permanece a mesma e assim o Sapão encara o Rio Negro e o Robô enfrenta o Atlético Amazonense nas semifinais. Já em caso de vitória do Operário e empate ou vitória do Rio Negro por um gol de diferença sobre o Manauara, a equipe de Manacapuru decide a vaga na elite com o Atlético Amazonense e Manauara e Rio Negro duelam na outra semifinal, com vantagem do Robô.

Se o Operário some mais três pontos e o Rio Negro vença por dois ou mais gols de diferença, aí as semifinais ficam Operário e Atlético Amazonense e Rio Negro e Manauara, com vantagem para o Galo.

Caso Operário e Tarumã fiquem no empate e o Manauara vença o Rio Negro, as semifinais ficam Manauara x Atlético-AM e Operário e Tarumã. Já se Sapão e Tarumã somem um ponto cada e Robô e Galo também empatem ou a equipe da Praça da Saudade vença por um gol de diferença, ou se o Tarumã vença o Operário por até três gols de diferença e o Manauara supere o Rio Negro ou termine empate, os jogos do acesso ficam Operário x Tarumã e Manauara x Rio Negro.

O confronto direto entre os líderes terminou empatado (Foto: João Normando/FAF)

Em caso de empate entre Operário e Tarumã e uma vitória do Rio Negro por dois ou mais gols de diferença, as semifinais serão Operário x Tarumã e Rio Negro x Manauara. Em caso de vitória do Tarumã sobre o Operário por quatro ou mais gols de diferença e vitória do Manauara sobre o Rio Negro ou essa partida termine empate, as semifinais serão Manauara x Rio Negro e Tarumã x Operário, com vantagem do Lobo.

Já se o Tarumã e Rio Negro vencerem, a classificação final e consequentemente as semifinais dependerão dos placares das partidas e do saldo de gols, podendo o Lobo e o Galo terminarem à frente dos atuais líderes.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *