A cúpula do Sapão da Terra Preta acompanhou a apresentação oficial da competição, que começa dia 19 de janeiro
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) promoveu o evento de lançamento oficial do Campeonato Amazonense de 2024, na noite da última segunda-feira (11). A cerimônia reuniu no camarote Bossa Nova, da Arena da Amazônia, a imprensa esportiva do Amazonas e representantes dos 10 clubes participantes da competição, que vai iniciar no dia 19 de janeiro.
O Operário esteve representado na cerimônia por três membros da diretoria, responsáveis pela condução do clube na próxima temporada. Marcaram presença o presidente Félix Coelho, o vice-presidente Felipe Santos e o diretor executivo Ricardo Montoro. Na oportunidade, a FAF apresentou novidades quanto ao formato de disputa, tabela completa, operação de venda de ingressos e outros temas.
Ano a ano, a gente vem tentando melhorar. Neste ano, trouxemos o Ricardo Montoro, que é um cara que está nos dando uma visão nova. A gente tenta se profissionalizar ao máximo. Vai ser um campeonato muito disputado, temos um time na Série B do Brasileiro e isso é muito bom, vai alavancar muito a competição, torná-la bem disputada. Temos que correr muito. Esse ano vamos ter o melhor orçamento, financeiramente falando. Estamos montando um time de acordo com aquilo que podemos, e vamos tentar fazer o melhor. Hoje a gente esteve no alojamento, dando os últimos retoques. Nesta terça, já vamos estar recebendo atletas, tudo de acordo com o cronograma que a gente planejou.
Félix Coelho
Na apresentação da tabela, ficou definida a sequência de jogos do Operário. A estreia do Sapão da Terra Preta será dia 20 de janeiro, contra o Parintins FC, às 15h30, no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva (município 180 quilômetros distante de Manacapuru).
Após experiências do clube nas competições estaduais anteriores, esse ano a gente vem bem mais organizado, com uma proposta de trabalho bem mais profissional, para conseguir o objetivo. Nossa perspectiva de trabalho é a melhor possível para conseguir o objetivo esse ano.
Felipe Santos
O Barezão 2024
Em 2024, o Campeonato Amazonense terá um novo formato, em dois turnos. As equipes estão divididas em dois grupos, com cinco clubes cada. O Operário faz companhia a Amazonas FC, Nacional FC, Manaus FC e Unidos do Alvorada no grupo A.
No primeiro turno, os clubes do grupo A enfrentam os clubes do grupo B, que tem Manauara, Princesa do Solimões, Parintins FC, Rio Negro e São Raimundo. As quatro equipes de cada chave com as melhores pontuações irão realizar as quartas, semifinais e finais, em partidas de ida e volta, definindo assim o campeão do turno.
No segundo turno, os confrontos serão dentro das próprias chaves, com o mesmo formato de resolução: os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as fases eliminatórias e definem o campeão do turno.
Preparação
Prestes a iniciar a disputa de uma das edições mais desafiadoras do Campeonato Amazonense, o Operário tem trabalhado forte para se organizar fora de campo e desempenhar dentro dele. O diretor de futebol do Sapão, Ricardo Montoro, destaca o esforço da diretoria para colocar o clube em boas condições de competição.
É muito bom estar aqui, voltar ao futebol amazonense, hoje vivendo um momento totalmente de crescimento, clubes subindo de divisão, lutando para evoluir, acredito que vai ser um campeonato muito competitivo. Manacapuru tem me surpreendido positivamente, fui muito bem recebido pelo povo, pelo presidente Félix, pelo vice-presidente Felipe, toda a diretoria. Estamos com uma expectativa muito boa para aquilo que vai vir pela frente. Nós sabemos do desafio, sabemos da nossa realidade, mas tudo isso nos motiva a poder performar, a poder fazer um campeonato de excelência, que o Operário esse ano possa fazer um campeonato onde ele venha quebrar paradigmas, ter conquistas. Esse é o objetivo.
Ricardo Montoro
Até aqui, o Operário anunciou oficialmente 12 atletas e caminha para a fase final de montagem do elenco. Os trabalhos de pré-temporada iniciam no próximo dia 15, em Manacapuru. Serão pouco mais de um mês até a estreia diante do Parintins.
A montagem está bem adiantada, temos conversado com o treinador Marcos Píter, toda a comissão técnica, já elaborando todo o trabalho de pré-temporada. No dia 15 nós iniciamos aqui o trabalho. Então nós estamos com uma expectativa muito boa, o Operário tem feito tudo para dar todas as condições para que os atletas possam performar da melhor maneira, com muita excelência.
Ricardo Montoro
Com informações da Agência Esportiva LB