Onça-pintada superou o Quadricolor por 2 a 1, faturou seu segundo troféu na temporada e, de quebra, se tornou a primeira equipe amazonense campeã brasileira, em toda história
Primeiro amazonense campeão brasileiro da história: esse é o Amazonas FC! Neste domingo (22), a Onça-pintada foi até Santa Catarina, venceu o Brusque por 2 a 1, de virada, em pleno estádio Augusto Bauer, e conquistou o título inédito da Série C do Campeonato Brasileiro. Guilherme Queiróz abriu o placar para o Quadricolor, mas Diego Torres e Sassá marcaram os gols da virada da equipe amazonense.
Na história
Agora campeão da terceira divisão nacional, o Amazonas FC fechou, com chave de ouro, uma temporada histórica, que começou com a conquista do Campeonato Amazonense e passou pela conquista do acesso à Série B, logo na primeira participação na Série C. De quebra, a Onça-pintada ainda se tornou o primeiro clube amazonense campeão brasileiro, em toda história. Tudo isso, com apenas quatro anos de existência.
O jogo
A primeira finalização do jogo veio ainda no primeiro minuto, quando Sassá ajeitou de cabeça para Igor Bolt, que dominou e arriscou chute colocado de fora da área, mas a bola foi para fora. A resposta do Brusque veio aos nove minutos. Dentinho foi acionado dentro da área e finalizou, a bola bateu na mão de Patric e a árbitra assinalou pênalti. O artilheiro quadricolor Guilherme Queiróz foi para a cobrança e deslocou Edson Mardden para abrir o placar na decisão, aos 11 minutos.
Em desvantagem no placar, o Amazonas se manteve com mais posse de bola, em busca do gol de empate, mas sem conseguir pressionar. Por sua vez, a equipe da casa apostava nos contra-ataques em velocidade. Aos 34 minutos, Toty recebeu pela direita e cruzou, à meia altura, para Dentinho, que, na cara do gol, completou de primeira por cima do gol.
Cinco minutos depois, foi a vez de Dentinho receber pela esquerda e acionar Guilherme Queiróz pelo meio, o camisa 17 dominou e experimentou de fora da área, mas Mardden fez a defesa sem rebote.
E quando a partida caminhava para a vitória parcial do Brusque no intervalo, já aos 44 minutos do primeiro tempo, o Amazonas buscou o empate. Ítalo cobrou falta rápida para Rafael Tavares, que acionou Bolt dentro da área, o camisa 7 dominou e rolou para Diego Torres, que, de direita, mandou no canto de Matheus Nogueira para deixar tudo igual no Augusto Bauer.
Segundo tempo
Confiante após o empate no fim da primeira etapa, o Amazonas voltou do intervalo melhor. Ainda aos sete minutos do segundo tempo, Diego Torres cobrou falta na direção do gol e a bola explodiu no travessão de Matheus Nogueira.
E se no primeiro tempo, o Brusque abriu o placar aos 11 minutos, após o intervalo, a Onça-pintada precisou do mesmo período de tempo para virar a partida. Patric recebeu pela direita e cruzou na primeira trava, onde Ítalo desviou para Sassá dominar e tocar na saída de Matheus Nogueira para colocar o 2 a 1 no placar.
Pela primeira vez atrás no placar, a equipe da casa partiu pra cima. Aos 18 minutos, após bola afastada, Alex Ruan emendou uma bomba de canhota e Edson Mardden voou para fazer uma bela defesa e salvar a Onça. A pressão quadricolor continuou até o último apito da árbitra Edina Alves e não surtiu efeito. Fim de jogo e Amazonas FC campeão.
Confira os melhores momentos