Com gol de Luan, a Onça-pintada superou o Robô por 1 a 0 e adicionou o primeiro título estadual na estante
O futebol amazonense tem um novo campeão! O Amazonas venceu o Manauara por 1 a 0, neste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, e conquistou o título inédito do Campeonato Amazonense 2023. O gol decisivo da conquista da Onça-pintada foi marcado por Luan, já na segunda etapa.
Fundado em 2019 e campeão da Série B no mesmo ano, o Amazonas chega ao seu primeiro título do Barezão com apenas três anos de fundação. Em 2022, o clube alcançou também o inédito acesso à Série C do Brasileiro.
O jogo
A primeira chegada de perigo da partida veio ainda aos cinco minutos, quando Ítalo recebeu pelo meio, tocou para Dal Pian, o lateral acionou Paulinho, que cruzou na segunda trave para Marcelinho chegar completando de primeira por cima do gol. O Amazonas respondeu no minuto seguinte.
Miliano cobrou falta na área e Alison completou de cabeça para o fundo do gol, mas o assistente Wendell Saraiva assinalou impedimento. Após a chegarem do VAR, a árbitra Edina Alves confirmou a posição irregular.
Precisando de um gol para ser campeão, o Manauara voltou a assustar aos 38 minutos, quando Luiz Renan aproveitou a sobra, experimentou de longe e a bola passou com perigo para fora. Na sequência, foi a vez de Ícaro tentar de fora da área e assustar o goleiro Fabuan
Segundo tempo
Após o intervalo, o Robô mais uma vez assustou a torcida aurinegra. Aos 16 minutos, Marcelinho cobrou lateral na área, Gabriel Morbeck ajeitou e Iury Tanque emendou de bicicleta, a bola explodiu no travessão e foi para fora. Dois minutos depois, China finalizou de fora da área, a defesa rebateu e na sobra, Dal Pian completou com perigo para fora.
Após conseguir sair ileso da pressão exercida pelo Manauara, o Amazonas respondeu da melhor maneira possível. Aos 25 minutos, Tavares acionou Ruan na direita, o camisa 25 foi no fundo e cruzou rasteiro para Luan completar para o fundo do gol. O Aurinegro ampliava ainda mais a vantagem.
Já nos minutos finais, Dal Pian cobrou falta e ainda obrigou Volpi a fazer boa defesa para evitar o empate. Apesar das tentativas do Robô, o Amazonas segurou a vitória e correu para comemorar o primeiro título amazonense de sua história.
Confira os melhores momentos