Galo da Praça da Saudade superou o Tourão por 3 a 1 e faturou o título da segunda divisão estadual pela terceira vez
Por Luis Paulo Pantoja
Já classificado para a elite do futebol amazonense, o Rio Negro venceu o RPE Parintins por 3 a 1, nesta quarta-feira (21), no Carlos Zamith, e conquistou o Campeonato Amazonense Série B. Os gols do Galo foram marcados por Thiago Spice, Edinho Canutama e Fafa. André Tavares descontou para o Tourão.
Dos times estreantes na competição, o Parintins no seu primeiro ano chegou à grande final após conseguir o seu primeiro acesso. Na temporada foram 11 Jogos sendo: 6 Vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Já o Rio Negro chegou com 100% de aproveitamento dos 11 jogos, a equipe venceu todos os duelos que disputou.
O jogo
Em um início de jogo quente e equilibrado, ambas equipes entraram com atenção máxima em campo. E na primeira oportunidade mais perigosa, o Galo chegou ao gol. Aos 17 minutos, Raphinha cobrou falta na entrada na área, a bola desviou no meio do caminho e o zagueiro Spice, esperto dentro área, meteu um peixinho para abrir o placar.
O Galo começou a gostar do jogo e não demorou para ampliar a vantagem. Aos 21 minutos, em jogada trabalhada, com paciência, e que começou com o goleiro Luiz Carlos, foi de pé em pé até a ultrapassagem de Magnum, que chegou cruzando rasteiro para Edinho Canutama, de perna direita fazer o 2 a 0.
Aos 27 minutos, o Touro diminuiu. Thiago Bigo cobrou falta na área para Tavares subir de cabeça, estufar a rede do gol do Galo e se consagrar como artilheiro da competição, fazendo o 2 a 1. Já aos 41 minutos, em jogada rápida, a bola foi levantada na área, Rapinha subiu no segundo andar cabeceando para mais uma defesa do goleiro Murilo.
Segundo tempo
O Rio Negro voltou do intervalo mais ofensivo e logo aos dois minutos, Antony cruzou bola na área e Canutuna completou de cabeça para mais uma defesa de Murilo. Aos 19 minutos, saída errada na defesa do Parintins, Canutuna estava esperto no lance, roubo a bola, ficou cara a cara com Murilo que fez a defesa no bico da chuteira. O cenário que já estava ruim para o Tourão, ficou ainda pior quando, aos 22 minutos o volante Serginho foi expulso, ao deixar o cotovelo no adversário.
Aos 34 minutos, falta na entrada da área a favor do Parintins, Bigo de perna direita arriscou direto, mas parou na defesa de Luiz Carlos. No decorrer da etapa final entrou o atacante Fafa e aos 40 minutos, o atacante camaronês fez o gol do título. A bola ficou viva dentro da área, o zagueiro Juninho e o goleiro Murilo não conseguiram afastar o perigo e o atacante empurrou para o fundo da rede. Fim de jogo e Galo campeão da Série B após 14 anos.
Com edição e supervisão de Matheus Pereira
Confira os gols e premiação de Rio Negro 3 x 1 Parintins: