Ednailson Rozenha é eleito vice-presidente da CBF e leva Amazonas à cúpula do futebol brasileiro
Ao lado de Samir Xaud e Ricardo Paul Gluck, presidente da FAF representa a Região Norte na nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol
Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização! O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, foi eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25), em Assembleia Geral Eleitoral realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ao lado de Samir Xaud, eleito presidente, Rozenha compõe a nova gestão do futebol brasileiro para o mandato de 2025-2029. A chapa única recebeu 103 votos e contou com apoio unânime das 27 federações estaduais e dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Com a eleição, Rozenha se torna o primeiro amazonense a ocupar um dos mais altos cargos da CBF, consolidando uma trajetória marcada pela defesa do futebol da Região Norte e pela modernização da gestão esportiva no Amazonas. A representatividade do estado na cúpula nacional reforça o compromisso com um futebol mais inclusivo, descentralizado e conectado à realidade de todas as regiões do país. Ao comentar sua eleição, Ednailson Rozenha destacou o simbolismo do momento e a responsabilidade de representar o futebol nortista:
“Quero parabenizar o presidente Samir Xaud pela eleição, e por iniciar essa nova etapa com o olhar voltado para todas as regiões do Brasil. Estou profundamente honrado com a confiança recebida e assumo essa responsabilidade com a consciência de que chego à vice-presidência da CBF não como um nome isolado, mas como a voz do futebol do Norte, em especial do Amazonas. Assumo essa missão com gratidão e consciência da responsabilidade que carrego. O futebol é parte da identidade do nosso povo e não pode mais ser tratado como periférico”, afirmou o vice-presidente eleito.

Nova gestão
Natural de Roraima, Samir Xaud foi eleito presidente da CBF com a proposta de promover transparência, modernização e inclusão. Em seu primeiro discurso como mandatário, ele destacou o protagonismo da região Norte e as prioridades da nova gestão:
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte. Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, disse Xaud.

Além de Ednailson Rozenha, outros sete dirigentes foram eleitos vice-presidentes da entidade: Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

O processo eleitoral também definiu os novos membros do Conselho Fiscal da CBF. Pela primeira vez na história da entidade, a votação foi realizada com urna eletrônica.
Com informações da Federação Amazonense de Futebol (FAF)