(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
O Manaus FC superou a Jacuipense por 2 a 1, de virada, neste sábado (24), na Arena da Amazônia, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro e conquistou duas vitórias seguidas pela primeira vez na competição. Os gols do Gavião do Norte foram marcados por Gabriel Davis e Hamilton, já nos acréscimos. Wesley balançou as redes pelo lado do Jacupa.
O jogo
A partida começou e o Manaus FC assustou logo de cara, quando aos dois minutos, Daniel Costa recebeu de Hamilton e bateu bonito de fora da área, mas a bola explodiu no travessão. Após isso, o Gavião do Norte tentava levar perigo à defesa adversária, principalmente pelo lado direito, mas não criou chances claras. O Manaus FC seguia sem muita criatividade, até que chegou na bola parada. Daniel Costa cobrou escanteio fechado e Hamilton cabeçeou perigosamente para fora.
A partida seguia em um ritmo lento, e aos 28 minutos, Wesley, que entrou na partida na vaga do machucado Ruan Levine, recebeu pela direita, se livrou da marcação, invadiu a área e bateu para fora. Dois minutos depois o Esmeraldino respondeu, com Hamilton, que cabeçeou por cima do gol, ao completar cruzamento de Rossini. O Gavião do Norte não aproveitou as poucas chances criadas e pagou caro. Aos 37 minutos, Edvan afastou mal, Mauri ficou com a bola e cruzou para Wesley abrir o placar, de cabeça.
Mesmo que timidamente, o Manaus FC começou a reagir. Até que aos 45 minutos, Davies tabelou com Daniel Costa e cruzou pela direita, mas a defesa cortou. Na sequência, Daniel Costa cobrou o escanteio, a defesa tirou parcialmente, Hamilton raspou de cabeça, e a bola ficou com Gabriel Davis, que dominou sozinho e chutou para vencer o goleiro Luan e empatar a partida.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram a campo, ainda em um ritmo mais cadenciado e sem muita criatividade. O Manaus FC inicialmente não conseguiu se impor, mas depois até ensaiou uma pressão, ainda assim sem conseguir criar chances claras de gol. O Gavião do Norte seguia tentando chegar, principalmente em cruzamentos direcionados a Hamilton, mas sem sucesso, enquanto o Jacuipense abdicou de atacar e apenas se defendia.
O Esmeraldino continuava com a posse de bola, mas sem forças e criatividade para assustar o goleiro adversário. Aos 44 minutos da etapa final, Matheuzinho recebeu em velocidade pela direita, rolou para trás e Hamilton bateu de primeira no alto, longe da meta baiana. E quando, nos acréscimos, Matheuzinho chegou novamente pela direita, e dessa vez cruzou pelo alto, Hamilton subiu mais que todo mundo e virou a partida para o Gavião do Norte. Já amarelado, o artilheiro do Manaus FC tirou a camisa na comemoração, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Panorama
Com a segunda vitória seguida, o Manaus FC chegou aos 17 pontos, ultrapassou o próprio Jacuipense e agora é o 5º colocado do grupo A1 da competição. Já o Jacupa permaneceu com 16 pontos e caiu para o 6º lugar do grupo.
Próximo jogo
Agora o Manaus vai ao Pará enfrentar o Paysandu, no próximo sábado (31), a partir 18h (horário de Manaus), no Estádio do Mangueirão, em Belém (PA). Por sua vez, o Jacuipense enfrenta o Botafogo-PB, no próximo domingo (1), no Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB).