Com gol de Matheus Serafim, Onça-pintada bateu o rival regional fora de casa, e chegou ao quinto jogo seguido sem derrota na competição
Em pleno feriado da elevação do estado do Amazonas à categoria de província, neste dia 5 de setembro, o Amazonas foi até Belém (PA), venceu o Paysandu por 1 a 0, na Curuzu, e ampliou a sequência invicta na Série B do Campeonato Brasileiro. Matheus Serafim, ainda na primeira etapa, marcou o gol da vitória da equipe aurinegra sobre o rival regional.
O jogo
Com casa cheia, o Paysandu foi quem chegou com mais perigo primeiro. Ainda aos quatro minutos de jogo, Juninho recebeu pelo lado direito da área e finalizou firme para boa defesa de Marcão, que mandou para escanteio. Três minutos depois, Robinho cobrou escanteio na área e Yony González desviou para o fundo do gol, encobrindo Marcão, porém o árbitro já tinha assinalado uma falta de ataque no lance, que foi invalidado.
A resposta do Amazonas veio em uma bola recuperada pelo meio, aos 13 minutos, quando Luan arrancou e ainda de fora da área, finalizou para o gol, mas Diogo Silva defendeu. Dois minutos depois, outra jogada em velocidade, Êniou arrancou e acionou Diego Torres na esquerda, o argentino levantou a cabeça e cruzou para Matheus Serafim, que à la camisa 9, testou por cima de Diogo Silva para abrir o placar para a Onça-pintada na Curuzu.
Em desvantagem, o Paysandu seguia com mais posse de bola e voltou a assustar aos 23 minutos. Robinho recebeu de costas pela direita, girou e finalizou bonito de canhota, mas Marcão foi no canto e fez a defesa. Aos 27, foi a vez de Brayan Borges experimentar de muito longe, e o goleiro aurinegro fazer mais uma defesa.
A pressão da equipe da casa seguia e aos 31 minutos, Robinho alçou a bola na área e Lucas Maia, livre na área, cabeceou para o gol, mas Marcão fez uma defesa a queima roupa e providencial. No minuto seguinte, Nicolas recebeu pelo meio e ajeitou para Yony González, que finalizou com perigo, para fora.
Defendendo-se das investidas adversárias e apostando nos contra-ataques, que já não conseguiam ser armados, o Amazonas voltou a chegar com perigo ao ataque, por meio da bola parada. Aos 42 minutos, Diego Torres cobrou escanteio na primeira trave, onde Fabiano desviou com perigo, por cima do gol.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, João Antônio, o comandante do Amazonas na partida, que já havia promovido a entrada de William Barbio no lugar de Luan Silva, colocou Tiago Cametá na vaga de Ezequiel. A Onça-pintada voltou com tudo para o segundo tempo e quase ampliou a vantagem logo aos três minutos. Sidcley avançou em velocidade, pedalou, passou pela marcação e rolou para William Barbio, que havia entrado no final do primeiro tempo, finalizar cruzado para boa defesa de Diogo Silva.
Assim como em grande parte do primeiro tempo, o Paysandu seguia com mais posse de bola e tentando pressionar em busca do empate. Aos 26 minutos, Netinho cobrou falta na área, a defesa desviou para trás e a bola passou com muito perigo à linha de fundo. Aos 28, Netinho dominou pelo meio e arriscou de longe, mas a bola foi para fora.
A Onça-pintada respondeu aos 35 minutos de jogo, quando Ênio recebeu pela direita, deixou a marcação para trás e finalizou de canhota para defesa de Diogo Silva.
E a reta final da partida reservou grandes emoções. Primeiro, Joel teve duas chances dentro da área, mas acabou mandando por cima em ambas as vezes. Aos 45, contra-ataque do Amazonas, três contra um, Ênio rolou para Barbio, que na cara do gol, tocou para Serafim, o artilheiro magro da partida limpou a marcação e balançou as redes novamente, mas o árbitro assistente flagrou impedimento do camisa 11 no lance. Gol anulado.
Com oito minutos de acréscimos adicionados, o Paysandu foi para a pressão, mas não conseguia encontrar a direção do gol de Marcão. Por sua vez, o Amazonas se segurava e teve mais uma chance matar o jogo, mas acabou não aproveitando. Fim de jogo e vitória da Onça na Curuzu.
Panorama e próxima partida
Com a nona vitória na Série B, o Amazonas chega aos 35 pontos e sobe, pelo menos momentaneamente, para a 8ª posição na tabela. A Onça-pintada volta a campo somente no sábado, dia 14 de setembro, às 17h (de Manaus), diante do Mirassol, novamente fora de casa.
Confira os melhores momentos