Em adeus de Formiga, Brasil goleia Índia por 6 a 1 na estreia do Torneio Internacional
(Foto: João Normando/FAF)
A Arena da Amazônia foi palco da estreia da Seleção Brasileira no Torneio Internacional de Futebol Feminino de Manaus, na noite desta quinta-feira (25). O Brasil goleou a Índia por 6 a 1, a partida marcou também a despedida da volante Formiga com a Amarelinha. Debinha, Giovana, Ary, duas vezes, Geyse e Kerolin fizeram os gols brasileiros. Manisha descontou para o selecionado asiático.
O jogo
Com 55 segundos de bola rolando, a Seleção já abriu o placar. Nas costas da defesa indiana, Duda achou lindo lançamento para Debinha, que chutou em cima da goleira Chauhan, mas no rebote, empurrou pro gol vazio, fazendo 1 a 0. Mantendo o domínio, o time brasileiro chegou novamente com perigo aos cinco, Debinha deixou a marcadora pra trás na ponta esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou, a lateral Antônia apareceu de surpresa na área, mas cabeceou pra fora.
Aos sete minutos, um susto. Contra-golpe de velocidade, Manisha chegou pela esquerda e chutou firme cruzado no cantinho de Letícia, deixando tudo igual na Arena. Empurrada pela torcida, a Seleção seguiu pressionando para tentar voltar a frente do placar. Aos 18 minutos, levantamento na área, Duda apareceu no segundo pau e resvalou na bola, acertando a trave.
Sorrateira, a seleção da Índia assustou em novo contra-ataque aos 25 minutos, com a defesa brasileira posicionada no alto, Manisha recebeu em velocidade pela esquerda, cortou Tainara e bateu, Letícia defendeu à queima roupa. Com dificuldades para finalizar, o Brasil passou a empilhar escanteios na partida, afastados pela defesa adversária.
Na insistência, veio o segundo gol brasileiro, aos 36 minutos, Ary tabelou com Antônia pelo lado direito, chegou à linha de fundo e cruzou, a Índia afastou, mas a bola sobrou para Giovana, que bateu no canto de Chauhan, para o delírio da torcida amazonense.
Segundo tempo
A técnica Pia Sundhage voltou do intervalo com três alterações: Bruninha, Lauren e Geyse nas vagas de Antônia, Giovana e Daiane. O time começou avassalador, em jogada pela esquerda, Ary recebeu no bico da área, puxou pra perna direita e chutou no canto oposto para fazer o terceiro. Dois minutos depois, mais um gol, desta vez pelo lado direito, Kerolin tabelou com Geyse, recebeu passe em elevação e encheu o pé, a bola estufou o teto da rede indiana, virou goleada, 4 a 1.
Com a vitória encaminhada, Pia fez mais duas substituições, totalizando cinco, deixando o torcedor apreensivo pela entrada da personagem da noite. Aos 23 minutos, o estádio começou a cantar “Formiga, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!”, imediatamente a camisa 8 foi pro aquecimento, se preparar para seu último ato.
Enquanto isso, a Seleção aumentava os números da goleada em campo. Aos 30, foi a vez de Geyse, após confusão na área, aproveitar para marcar o seu, chutando no canto da goleiro, de dentro da pequena área. Com 32 minutos, o momento mais esperado da noite, era a hora de Formiga vir pro jogo. Debinha deu a faixa de capitão e o lugar à lenda. Literalmente o lugar, ela entrou como centroavante para tentar fazer seu gol.
O time passou a procurar Formiga, e quase deu certo. Cruzamento pra área, Deyse segurou a marcação na pequena área e fez o pivô para Formiga, que bateu em cima da goleira indiana, mas ela ofereceu rebote, a bem colocada Ary só completou pro gol, fazendo o seu segundo na partida e o sexto da Canarinho, aos 35 minutos.
Já nos acréscimos, mais uma bola procurando a dona da festa. Duda cruzou, Formiga apareceu livre de marcação e finalizou, mas a bola não ganhou tanta força e a goleira adversária defendeu. No lance seguinte, a camisa 8 recebeu lançamento preciso nas costas da defesa, dominou de peito e finalizou por cima do gol, mas a assistente já marcava impedimento. Infelizmente o gol dela não saiu, mas as merecidas homenagens e a goleada brasileira valeram a noite, fim de jogo na Arena.
Na abertura, o Chile bateu a Venezuela
Todos as partidas do Torneio Internacional de Manaus terão rodadas duplas na Arena da Amazônia. No jogo de abertura da competição, um pouco mais cedo, às 18 horas, o Chile venceu a Venezuela por 1 a 0 e também começou bem. Na única chance que teve, num erro na saída de bola da goleira Cáceres, Yanara Aedo fez o gol da vitória da Roja. Ao longo da partida, cada uma das equipes desperdiçou um pênalti, e o placar foi mínimo.
Panorama e próximas partidas
A segunda rodada da competição terá prosseguimento no próximo domingo (28). A Índia encara o Chile, às 17 horas, e o Brasil pega a Venezuela às 20, no horário de Manaus.