Ação movimentou o Velódromo Municipal no último sábado (13). 20 participantes receberam orientações de manuseio e mecânica dos veículos de duas rodas
A Prefeitura de Manaus promoveu na manhã do último sábado (13), o primeiro curso básico de manutenção em bicicleta, para mulheres. A ação ocorreu em alusão ao Dia das Mães. O evento, coordenado pela Fundação Manaus Esporte (FME), contou com a parceria da Federação de Ciclismo Amazonense e reuniu o público feminino no Velódromo Municipal Alzira Campos, no bairro Compensa, na zona Oeste da cidade.
A gestora do espaço, Gilmara Jacob, destacou o pioneirismo do curso de mecânica e manutenção em bicicleta exclusivo para as mulheres no Amazonas e que busca atender às situações emergenciais no dia-a-dia de quem usa a bicicleta.
“As meninas reclamam muito que acontecem várias situações e não sabem o que fazer, têm que ir numa oficina, procurar um mecânico. Aí surgiu a ideia, como estamos no mês de maio, então vamos fazer direcionado para as mulheres em alusão ao Dia das Mães, pois temos muitas mulheres que pedalam aqui no Amazonas”, ressaltou.
O vice-presidente da Feciclam, Marcelo Conde, reforçou que o número de ciclistas mulheres tem aumentado no Estado e que o projeto é resultado de iniciativas que têm atraído cada vez mais esse público para a prática de pedalar.
“Em alguns grupos de pedais, temos duzentos ciclistas, pouco mais da metade são mulheres. Muitas estão em grupos, mas não pedalam, por medo do trânsito. Uma iniciativa como essa já mostra que o números de ciclistas mulheres tem crescido muito”, afirmou.
No Velódromo Municipal Alzira Campos, que é administrado pela FME, as participantes puderam, com o auxílio de um mecânico, aprender elementos básicos de manutenção, como regulagem de freios, principais ferramentas, troca de pneus e câmaras, entre outras abordagens.
Ao todo, 20 mulheres entre atletas profissionais, amadores e praticantes do ciclismo marcaram presença no curso básico e garantiram o certificado de participação. Entre elas, a triatleta amadora Sinara Dias, que começou na modalidade durante a pandemia. Ela contou que já tem noções básicas de mecânica e vê o curso como algo importante.
“Já tive experiência de trocar pneu, tenho noções básicas. É super importante pra mulherada, cada vez mais cresce o número de mulheres no ciclismo. E também muitas colegas andam para trabalho e é importante a gente ter essa noção básica”, concluiu.
O próximo curso está previsto para o último fim de semana deste mês com inscrições gratuitas e limitadas. Interessadas podem procurar informações por meio do número (92) 98400-1553 ou na página oficial da Fundação Manaus Esporte.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)