(Foto: João Normando/FAF)
Carregando a recente frustração de ter ficado pelo caminho no jogo do acesso à Série B do Brasileirão, o Manaus vira a chave novamente para a última competição de 2021: a Copa Verde. Nesta sexta-feira (12), às 16h30 (de Manaus), o Gavião do Norte recebe o Remo, na Arena da Amazônia, é o jogo de ida das quartas de final do torneio regional e terá público, ingressos seguem à venda até o horário da partida.
Manaus e Remo se enfrentaram seis vezes na história: quatro pela Copa Verde e duas pela Série C. O retrospecto é favorável ao clube paraense, que venceu três jogos e empatou outros dois. O Esmeraldino tem uma única vitória, no primeiro confronto entre eles, na oitavas da edição de 2018 da Copa Verde, e inclusive eliminou o Remo na ocasião.
Em virtude do ranqueamento, ambos os clubes entraram na competição já nas oitavas e seguiram adiante sem dificuldades, usando times alternativos. O Leão goleou o Galvez-AC em Belém por 9 a 0, enquanto o Gavião do Norte bateu o Porto Velho-RO por 2 a 0, em Manaus. Quem sair vencedor do confronto terá o Paysandu, que despachou o Castanhal, pela frente nas semifinais.
A
A
O sonho do acesso à segunda divisão bateu na trave e foi adiado. Derrotado na última rodada para o Novorizontino, o Manaus confirmou sua permanência na Série C por mais uma temporada. Na reapresentação, o cenário foi de um grupo reduzindo, sem vários jogadores entregues ao Departamento Médico e outros três jogadores se despedindo.
O lateral Dudu Mandai e o volante Gilson Alves, que estavam lesionados, se recuperaram e foram liberados para os trabalhos de transição com a preparação física, mas ainda não estão aptos para atuar. Outros três titulares acusaram dores após o jogo de domingo e também foram vetados: o zagueiro Luis Fernando, o meia Gabriel Davis e o atacante Denilson. Vitinho, com problemas musculares, é outra baixa.
Um dos destaques na segunda fase da Série C, o atacante Guilherme Pira foi devolvido à Inter de Limeira-SP para tratar contusão no pé e já não faz mais parte do plantel esmeraldino. Na última quinta-feira (11), o clube comunicou também as saídas do goleiro Renan Rocha e do atacante Diego Rosa, que não terão seus contratos renovados.
Com inúmeros problemas, Evaristo Piza será obrigado a mexer no time titular e pode mandar a campo: Matheus; Igor, Thiago Spice (Marcão), Marcelo e Ronaell; Guilherme Amorim (Derlan), Júlio Rusch e Daniel Costa; Anderson Paraíba, Douglas Lima e Rafhael Lucas.
A
A
Em momento conturbado, o foco do Remo está em escapar do descenso nas três rodadas finais da Série B do Brasileirão. O Leão vem de três derrotas seguidas e caiu para a 15ª posição com 41 pontos, a três da zona de rebaixamento. O técnico Felipe Conceição não resistiu à sequência de resultados negativos e acabou demitido no início da semana.
Na véspera da partida, o clube anunciou a contratação de Eduardo Baptista, ex-Mirassol e Palmeiras, para a vaga de Conceição. Porém, quem dirige o time no Amazonas é o auxiliar permanente João Nasser, o Netão, que utilizará uma equipe alternativa, com base parecida àquela que goleou o Galvez por 9 a 0 na fase anterior, visando poupar os titulares para enfrentar o Goiás na próxima segunda-feira (15).
Entre os relacionados está o goleiro Vinícius, recuperado de uma lesão que o tirou de combate nos últimos meses, mas deve começar no banco de reservas. Jogadores importantes como Felipe Gedoz, Lucas Siqueira, Rafael Jansen, Thiago Ennes, Anderson Uchôa, Romércio, entre outros, nem viajaram.
O Remo pode enfrentar o Manaus com a seguinte escalação: Thiago Rodrigues; Wellington Silva, Marlon, Kevem e Raimar; Pingo, Neto Moura e Marcos Júnior; Wallace, Rafinha e Renan Gorne.
A
A
A arbitragem da partida ficará por conta de André Rodrigo Rocha, de Tocantins, que será auxiliado por Natal da Silva Ramos Júnior e Washington Sousa Monteiro, ambos da mesma federação. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso e Raimundo Nonato da Silva, do Amazonas, serão o quarto árbitro e analista de campo, respectivamente.