Em Belém, Manaus toma 3 a 0 da Tuna Luso-PA e perde a invencibilidade da Série D
Time paraense foi preciso nos contra-ataques e impôs a primeira derrota ao Gavião Real, que deixa o G4 do grupo A1
Em confronto válido pela 4ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (11), o Manaus foi até o estádio Souza, em Belém (PA), e acabou perdendo a invencibilidade na competição para a Tuna Luso. Com gols de Jayme (2) e Ronaldy, o time paraense venceu por 3 a 0 e impôs a primeira derrota ao Gavião Real.
O jogo
O Manaus começou o jogo com intensidade e teve a primeira chance logo no primeiro minuto: Denzel cobrou lateral na área, Brenno girou e finalizou para boa defesa do goleiro Vinícius. A chuva apareceu em seguida, tornando o gramado do estádio Souza ainda mais pesado.
Mesmo com o clima adverso, o Gavião se manteve presente no campo de ataque, principalmente em bolas alçadas e jogadas de bola parada. No entanto, a falta de precisão nas finalizações impediu o time de abrir o placar.
Aos 41 minutos, a Tuna Luso aproveitou uma rara oportunidade com eficiência cirúrgica. Após escanteio cobrado por Silvano, o goleiro Vinícius afastou de soco e iniciou um rápido contra-ataque. Jayme ajeitou de cabeça para Alex Silva e disparou em velocidade. O camisa 9 devolveu no momento certo, e Jayme, invadindo a área pela direita, bateu na saída do goleiro Vitor Luiz: 1 a 0 para os donos da casa.

Segundo tempo
Insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, o técnico Júlio César voltou do intervalo com três novidades: os meias Gabriel Masson e Diogo Carlos (estreante) e o atacante Wanderson.
Porém, com as peças que já tinha em campo, foi a Tuna que se mostrou mais uma vez em um dia inspirado e ampliou a vantagem num intervalo de três minutos. Aos oito, em jogada rápida, Ronaldy recebeu na ponta esquerda, puxou pro meio levando a marcação e finalizou no cantinho rasteiro esquerdo do goleiro para fazer o 2 a 0.
Desnorteado, o Manaus tomou o terceiro logo depois, aos 10 minutos. Assim como no primeiro gol, a defesa da Tuna afastou uma cobrança de escanteio do time amazonense já armando o contra-ataque. Desta vez, Ronaldy puxou em velocidade pelo meio e lançou Jayme, que ganhou de Denzel na velocidade e tocou por baixo das pernas de Vitor Luiz, correndo pro abraço.
O Manaus partiu em busca de diminuir o prejuízo e quase marcou aos 25 minutos. Miliano chegou cruzando da esquerda, a defesa da Tuna não conseguiu afastar completamente, Wanderson ficou com a bola, levantou e emendou uma bomba de bicicleta no travessão, na volta, Diogo Carlos cabeceou para encaixe de Vinícius.
Em outras três oportunidades a Tuna fez o goleiro Vitor Luiz trabalhar. Por pouco o placar não virou goleada.
Panorama e próxima partida
O resultado joga o Manaus pra fora da zona de classificação, agora na quinta colocação do grupo A1, com cinco pontos. O próximo compromisso do Gavião será um confronto local contra o Manauara, pela 5ª rodada, marcado para o próximo sábado (17), às 15h30, no estádio da Colina.
Melhores momentos