Em casa, Penarol perde por 1 a 0 para o Castanhal-PA, pela Série D
(Foto: Milly Barreto)
Jogando pela primeira vez em Itacoatiara nesta Série D do Campeonato Brasileiro, o Penarol conheceu também sua primeira derrota na competição. Os paraenses do Castanhal foram ao estádio Floro de Mendonça na tarde deste domingo (13) e venceram pelo placar mínimo de 1 a 0, assumindo a liderança isolada do grupo 1. O gol da vitória do Japiim foi marcado pelo atacante Pecel, aos 11 minutos da etapa final.
Primeiro tempo: Penarol sofre no início, mas engrena e incomoda Axel
Em relação ao time da estreia, Tozzi promoveu uma alteração, deslocando o volante Clebson para a lateral direita e sacando Pedrão, para a entrada do recém-contratado Sidney no meio de campo. Um dos favoritos do grupo, o Castanhal começou pressionando a saída de bola do Penarol e aos quatro minutos num lance curioso, quase abriu o placar. Renan saiu com a bola dominada, acabou pisando nela e sobrando nos pés do atacante Pecel, que saiu cara a cara com Bruno Colaço, driblou o goleiro, mas bateu pra fora.
O Penarol encontrou dificuldades para encaixar as jogadas nos primeiros minutos e finalizou pela primeira vez aos 12 minutos, em enfiada de Felipe Tiririca para Rodriguinho, que chegou batendo, pressionado pela marcação, para defesa tranquila de Axel. Dois minutos depois, o Castanhal respondeu, Alexandre cobrou falta com categoria por cima da barreira e Colaço foi buscar no alto, praticando uma bela defesa.
Com a marcação mais adiantada e ajustada, o Leão da Velha Serpa melhorou e levou perigo novamente aos 27 minutos, Railson acionou Rodriguinho na ponta direita, o camisa 7 cruzou na medida para a chegada livre de Marcelo Cardoso no segundo pau, que escolheu o canto e chutou de chapa, mas a bola foi por cima do gol. A partir dos 34, o time da casa emendou uma pressão com três boas chances consecutivas, com Rodriguinho, Marcelo e Railson arriscando, mas Axel estava atento à todas.
Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Marcelo Cardoso engatou contra-ataque carregando a bola desde o campo de defesa e enfiou linda bola para Rodriguinho no costado da defesa, que chutou de canhota por cima do gol de Axel e perdeu a principal chance do Leão na partida.
Segundo tempo: gol desestabiliza Penarol, que não consegue reagir
Na volta do intervalo, o goleiro Bruno Colaço sentiu lesão e foi substituído por Luís Paulo. O jogo começou muito disputado e sem as equipes conseguirem criar jogadas. Num vacilo do Penarol na intermediária, Geovane roubou a bola, Pecel foi acionado dentro da área e chutou cruzado de perna esquerda, a finalização parecia defensável, mas Luís Paulo aceitou, 1 a 0 pro Japiima aos 11 minutos.
O gol sofrido parece ter afetado a equipe da casa, que não conseguia mais construir nenhum lance de perigo, cedendo ao volume do Castanhal, mais confiante depois de abrir o placar. Já próximo do fim da partida, aos 41 minutos, o Penarol teve uma grande oportunidade, Felipe Tiririca achou Diego Vitor livre nas costas da defesa, o atacante pegou mal na bola e chutou para fora, de frente para Axel.
Panorama e próximo jogo
Com mais três pontos, o Castanhal se mantém com 100% de aproveitamento e chega aos seis somados, na liderança isolada do grupo 1. Já o Leão da Velha Serpa perde a primeira na competição e cai para a quarta colocação.
No próximo sábado (19), o Penarol encara um duelo local contra o Fast Clube, no estádio da Colina, às 17 horas (de Manaus), pela 3ª rodada. No mesmo dia, o Castanhal volta ao estádio Modelão para enfrentar o São Raimundo-RR, às 15 horas (de Brasília).