Programação de entrega do reconhecimento internacional acontece a partir das 17h desta quinta (22), na Casa de Praia Zezinho Corrêa, Ponta Negra
Nomeada a “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024, Manaus receberá o título e a bandeira oficial da conquista. Organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), em conjunto com a Fundação Manaus Esporte (FME), a celebração acontece nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, com cerimônia de abertura na casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da cidade, a partir das 17h desta quinta-feira (22).
Aberta gratuitamente ao público, a programação contará com a presença do prefeito David Almeida, que vai recepcionar as comitivas da Aces Europe e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), responsáveis pela chancela do prêmio. Está prevista a apresentação temática de um ritual indígena, enaltecendo as raízes culturais locais e celebrando a diversidade da região.
O título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” é concedido aos municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, explica que o título é importante para atrair visibilidade, novos investimentos e parcerias para a cidade por meio do esporte.
É importante ressaltar que com o título de “Cidade Sul-Americana do Desporto”, Manaus não se restringe apenas às práticas e às políticas públicas adotadas pela Prefeitura como Fundação Manaus Esporte. Vai muito além disso. São todas as práticas esportivas apresentadas pelas escolas, instituições universitárias, clubes, associações, ligas esportivas e recreação, ligas comunitárias. Então, toda essa prática presente e desempenhada na cidade de Manaus, nos colocou nesse patamar. Propusemos essas ações à Aces Europe, que nos proporcionou esse título maravilhoso, que nos dá muito orgulho”.
O caminho até a conquista
Manaus foi a primeira cidade do Norte do país a se candidatar e receber a certificação. A trajetória até a conquista foi iniciada oficialmente no dia 3 de agosto de 2023, pelo prefeito David Almeida. Como trunfo, a Prefeitura apresentou os projetos esportivos ativos: Esporte na Comunidade, Manaus Esportiva, Manaus Olímpica, Viva as Diferenças, entre outros.
Em outubro, em meio à programação de comemorações do 354º aniversário de Manaus, a Prefeitura recebeu o comitê europeu para visita técnica na cidade e entrega do dossiê da candidatura da capital amazonense. O mascote também foi nomeado: o macaco saium-de-coleira Minduin. Os avaliadores conheceram de perto os projetos voltados ao esporte e visitaram alguns pontos turísticos de Manaus para que fossem inseridos à cultura local.
A impressão foi tão positiva que, quebrando o protocolo, a Aces Europe divulgou ainda em solo manauara que a capital seria eleita a “Cidade Sul-Americana do Desporto”. O anúncio antecipado, no dia 27 de outubro, atestou que Manaus cumpriu os pré-requisitos ao mostrar o trabalho de excelência realizado no esporte com a sociedade manauara e atingiu os componentes necessários para superar as cidades concorrentes: Diadema (SP), Rio do Sul (SC) e Canoas (RS).
Seguindo a programação, no dia 7 de dezembro de 2023, representantes da Prefeitura de Manaus foram até Bruxelas, na Bélgica, para receber pessoalmente a laureação da Aces Europe, juntamente com outras 56 cidades de países, europeus, asiáticos e africanos.
A distinção pode trazer diversos benefícios para a cidade, como o incentivo ao esporte de base, o fomento à prática esportiva entre os cidadãos, a melhoria da infraestrutura esportiva, o estímulo ao turismo esportivo e o fortalecimento da imagem da cidade no cenário esportivo nacional e internacional.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)