Clube promove redução no elenco comandado por Guilherme Alves. Entre as saídas, o lateral-direito Tiago Cametá. Meia Diogo Carlos sai por empréstimo ao Manaus FC
Vivendo um momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC anunciou a saída de oito jogadores do elenco principal nesta terça-feira (29). A medida ocorre no momento em que o clube é o lanterna da competição, com apenas dois pontos conquistados em seis jogos, ainda sem vencer na edição 2025.
Entre os nomes desligados estão o goleiro Robson, o volante Lucas Maciel, o meio-campista Yuri e os atacantes Pedro Bahia, Jonathan Palacios e Belotti. O clube também confirmou que o lateral-direito Tiago Cametá não teve o contrato renovado. Já o meia Diogo Carlos foi emprestado ao Manaus FC até o fim da temporada.
Reformulação
O movimento marca uma tentativa da diretoria de reorganizar o elenco após a má campanha na Segundona. Em seis rodadas, a Onça acumula dois empates e quatro derrotas, sendo o único time que ainda não venceu na competição nacional. A equipe vem de revés por 1 a 0 para o Remo, em Belém, e volta a campo na próxima segunda-feira (12), às 20h (de Manaus), na Arena da Amazônia, contra o CRB.
Quem sai?
Contratado em 2024, Tiago Cametá disputou 12 partidas pelo Amazonas, sendo cinco nesta temporada. Já o goleiro Robson e o atacante Pedro Bahia não tiveram espaço. Ambos foram emprestados ao Porto Velho-RO em 2024 e retornaram neste ano, com participações limitadas.
O volante Lucas Maciel, de 25 anos, veio do futebol dos Estados Unidos, mas foi relacionado em apenas uma partida do Campeonato Amazonense, sem estrear oficialmente.
Yuri, revelado pelo Flamengo, teve sua única participação em 45 minutos na volta das quartas de final da Copa Verde, contra o São Raimundo-RR.
Entre os jovens, Jonathan Palacios, promovido da base, teve um início promissor, com gol na estreia contra o Sete no Barezão, mas perdeu espaço nas fases decisivas. Já Belotti, que retornou do futebol búlgaro, chegou a ser improvisado na lateral-direita, mas não voltou a ser utilizado após a eliminação para o Rio Branco-ES, na Copa do Brasil.
Reforço para o rival
O meia Diogo Carlos, contratado neste ano após passagem pelo Rio Branco-PR, foi repassado ao Manaus FC por empréstimo. Ele é o quarto atleta do Amazonas a reforçar o Gavião Real na disputa da Série D, ao lado de Thiago Spice, Gustavo Ermel e Wanderson.
Com três partidas disputadas, Diogo fez sua última aparição no empate com a Ferroviária-SP, pela 3ª rodada da Série B, e já iniciou os treinamentos com a equipe esmeraldina.