Contando com a força no Zamith, a Onça-pintada precisa reverter a derrota em MG por 1 a 0, para chegar à decisão contra o América-RN
Assegurados na Série C de 2023, Amazonas FC e Pouso Alegre voltam a se enfrentar neste domingo (11), pelo jogo de volta das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro, no Estádio Carlos Zamith, a partir das 15h (de Manaus). No último fim de semana, em Minas Gerais, o Dragão venceu por 1 a 0 e vem com vantagem à capital amazonense.
Em desvantagem, o Amazonas FC precisa vencer por dois gols de diferença para seguir adiante. Uma vitória por um gol, leva à disputa de pênaltis. Qualquer empate favorece o Pouso Alegre. Na outra semifinal, o América-RN venceu o São Bernardo-SP por 3 a 0 no placar agregado e aguarda o vencedor na final.
A última parcial divulgada pelo clube apontava que mais de dois mil ingressos haviam sido vendidos para a partida. Em preço promocional, cada entrada custa R$ 15, à venda somente de maneira física na bilheteria do Zamith. O torcedor amazonense ainda pode garantir seu ingresso até a hora da bola rolar. Camisas do clube também estão à venda no local.
Pela primeira vez no mata-mata da Série D, o Amazonas foi derrotado no jogo de ida. Foi também o primeiro revés como visitante em todo o torneio. Contra Juventude Samas-MA, Lagarto-SE e Portuguesa-RJ, a Onça-pintada arrancou um empate fora de casa e resolveu a parada em casa, o retrospecto é mais que positivo: três vitórias e um acesso pra conta. A equipe ainda tem a melhor campanha geral.
No primeiro jogo, o técnico Rafael Lacerda teve inúmeros desfalques e precisou fazer mudanças significativas na equipe, algo que não é de costume. Para o jogo de volta, as únicas baixas serão o zagueiro Lucão e o atacante Ruan, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Expulso no jogo do acesso, o volante Delciney retorna aos relacionados. O zagueiro Luis Gustavo e o lateral-esquerdo Miliano foram cortados de última hora em Pouso Alegre por precaução, mas estão aptos para jogar neste domingo. Assim como os atacantes Ítalo -artilheiro da Série D com 11 gols – e Vitinho, recuperados de lesões.
Fora das últimas partidas em recuperação, o atacante Luizinho briga com Vitinho e Figueroa por uma vaga no lado direito do ataque aurinegro. Sendo assim, Lacerda pode mandar a campo: Luiz Henrique; Yuri Ferraz, Alison Pantera, Luis Gustavo e Miliano; Judá, Christian e Rafael Tavares; Diogo Dolem, Luizinho (Figueroa) e Ítalo.
O Pouso Alegre também tenta chegar à sua primeira decisão de Campeonato Brasileiro na história. Após decidir todas as fases anteriores no Manduzão, a equipe mineira encara um novo cenário, mas conta com a vantagem mínima construída em casa, além de uma defesa segura, que sofreu apenas um gol no mata-mata.
O experiente técnico Paulo Roberto Santos tem um desfalque importante em Manaus. O volante Gledson tomou o terceiro cartão amarelo no jogo de ida e cumpre suspensão automática. O meio-campista soma 33 partidas na temporada, sendo o atleta que mais atuou pelo Dragão.
Serginho deve substituir Gledson. No mais, a base dos últimos jogos deve ser mantida e o Pousão pode ir a campo com: Edson; Nando, Victor Pereira, Thuram e Foguinho; Serginho, Matheus Roldan e Neto Paraíba; Iago, Marcos Nunes e Ingro.
O árbitro de campo será Paulo Henrique de Melo Salmazio. Ele será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Marcos dos Santos Brito. O quarto árbitro será Marcos Mateus Pereira. Todos eles do Mato Grosso do Sul. A quinta árbitra Eliane Nogueira dos Santos, da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Comandam o VAR, Elmo Alves Resende Cunha e Ciro Chaban Junqueira, de Goiás e Distrito Federal, respectivamente. O observador do VAR será Silvio Eduardo Silva e Silva, do Maranhão.