(Foto: João Normando)
Na tarde deste sábado (7), Manaus e Ferroviário empataram em 1 a 1 pela 14ª rodada da Série C. Os gols na Arena da Amazônia foram marcados por Willian Lira pelo Tubarão da Barra e Hamilton para o Gavião do Norte. Com o resultado, o Manaus perdeu a oportunidade de aumentar a vantagem no G4 e pode terminar fora dele no fim da rodada.
O jogo
A partida iniciou muito estudada, com as duas equipes bem posicionadas. Diante da marcação cerrada do Ferroviário, o Manaus tentou suas primeiras investidas apostando na ligação direta para Matheuzinho no lado direito, que ganhou a vaga de Fumaça. A primeira finalização da equipe da casa veio aos sete minutos em bola roubada no meio de campo, Daniel Costa chutou de fora da área de três dedos, mas o goleiro Nicolas conferiu a defesa.
Aos 10 minutos, na primeira chegada do Ferroviário, Adriano Paulista cabeceou para frente, a zaga do Manaus bateu cabeça esperando impedimento e o atacante Willian Lira, esperto na jogada, tomou a frente, driblou Jonathan e empurrou pro gol, fazendo 1 a 0 para o Tubarão da Barra.
Atrás no placar, o Manaus parecia desatento tanto na marcação quanto na armação e sem criatividade para furar o bloqueio do Ferroviário, que se sentia em casa, chegando com certa facilidade ao ataque.
Tentando retomar o rumo na partida, o Manaus conseguiu chegar ao empate 34 minutos. Tsunami brigou com a defesa do Ferroviário pelo lado esquerdo, fugiu de dois marcadores e cruzou no primeiro pau, lá estava Hamilton, que esticou as pernas no ar e com um golpe de Taekwondo, empurrou para as redes, tudo igual no placar e sexto gol para o camisa 25 na Série C.
Depois do gol, o Manaus aumentou sua intensidade na partida e chegou à defesa adversária com perigo em duas oportunidades com Rossini, que não acertou a pontaria, fim de primeiro tempo com uma leve melhora do Esmeraldino.
Segundo tempo
A segunda etapa iniciou menos movimentada que a primeira em relação a criação de jogadas, mas com disputas truncadas no meio de campo. Aos 12 minutos, Luizinho tirou Márcio e Rossini para as entradas de Gilson e Fumaça, que fazia sua despedida com a camisa do Gavião do Norte para jogar no Brasiliense.
O jogo ficou morno e somente aos 20 minutos aconteceu a primeira finalização do segundo tempo, com o estreante Vitor Xavier, do Ferroviário, que chutou de fora da área ao lado da meta esmeraldina.
Quando a partida se caminhava para o final, ganhou um pouco mais de emoção. Aos 38 minutos numa bola levantada para a área, Hamilton cabeceou sem muita força, a bola encobriu o goleiro Nicolas e tocou de leve no travessão. No contra-ataque do Ferroviário, Luiz Henrique chutou forte de fora para boa defesa de Jonathan no alto.
Aos 40 minutos, Fumaça foi acionado na esquerda e tocou na ultrapassagem de Tsunami, que cruzou para trás, na entrada da área para Daniel Costa, o camisa 88 chutou forte e Nicolas defendeu no reflexo. O Ferrão ainda ameaçou com uma finalização defendida por Jonathan no cantinho.
O Manaus tentou um abafa nos acréscimos mas não conseguiu tirar a igualdade do placar, fim de jogo. Após o apito final, o zagueiro Luis Fernando acabou expulso por reclamação.
Panorama
Com o empate, o Manaus somou mais um ponto e chegou aos 19 ainda na quarta colocação, mas corre risco de ser ultrapassado na rodada e deixar o G4. O Ferrão chegou aos 18 pontos, manteve a quinta colocação, mas assim como o Manaus, pode ser ultrapassado na rodada e cair algumas posições.
Próximo jogo
Pela 15ª rodada, o Gavião do Norte vai à Paraíba enfrentar o Treze no próximo sábado (14), às 16 horas (horário de Manaus), no Estádio Amigão. Às 15 horas (de Brasília) do mesmo dia, o Tubarão da Barra recebe o Jacuipense no Estádio Domingão.