Com sete pontos dos nove disputados, o Gavião Real tenta aproveitar a maré de três derrotas seguidas do time baiano
Pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Manaus vai até o Estádio Barradão neste sábado (30) para enfrentar o Vitória. Em bom momento na competição, com sete pontos conquistados dos nove disputados, o Gavião do Norte vê do outro lado um Leão que só perdeu até agora. A partida terá transmissão da plataforma de streaming DAZN.
O Manaus é o quarto colocado e pode inclusive beliscar a liderança em caso de uma combinação de resultados. Já o Vitória ocupa e 18ª posição, ainda a frente de Altos e Atlético-CE.
Vindo de duas vitórias seguidas jogando em casa, o Manaus busca o primeiro triunfo como visitante na competição. Na estreia, o Esmeraldino ficou no empate com o Brasil de Pelotas e tem um ponto somado na condição.
O técnico Evaristo Piza tem desfalques para o duelo na Bahia. Fora de combate dos últimos jogos, o meia Palmares segue em tratamento de uma lesão muscular em uma das coxas. Caso semelhante ao do lateral Felipe Cordeiro, ainda em transição, e do atacante Alvinho, que voltou a sentir desconforto muscular e foi preservado.
A lista de baixas conta também com o atacante Neto Costa. Acionado no segundo tempo contra a Aparecidense, ele acabou deslocando a clavícula ao cair no chão depois de sofrer um desarme e ficou em tratamento na capital amazonense, ainda sem previsão de retorno aos gramados.
O comandante esmeraldino sinalizou uma postura mais defensiva, buscando explorar a pressão do lado adversário e aproveitar os contragolpes. Uma provável escalação do Gavião na Bahia tem: Matheus Inácio; Weriton, Claudinho, Paulo Sérgio e Renan; Felipe Baiano, Gilson Alves e João Denoni (Luiz Felipe); Roney, Branquinho e Hélio Paraíba.
Após cair de divisão, o Vitória foi apontado com unanimidade como um dos favoritos a conquistar o acesso à Série B. Porém, o início de competição da tradicional equipe baiana não é conforme o esperado. Nos três primeiros jogos, foram três derrotas, para Remo, Floresta e Ypiranga. No meio do caminho, também houve uma derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, pela Copa do Brasil, ou seja, são quatro revés em sequência na temporada.
A semana foi agitada nos bastidores, com direito a troca de comando: saiu Geninho e chegou Fabiano Soares, que fará sua estreia. Com passagens por Portugal e Espanha, o treinador de 55 anos foi contratado com a missão de arrumar a casa, ajudar a desinchar o elenco e buscar a recuperação para continuar sonhando com a volta à segunda divisão.
Sobre o time, as baixas no Leão são todas no setor defensivo: os zagueiros Ewerton Páscoa, Rafael Ribeiro e Mateus Moraes, que pouco treinaram ao longo da semana, tratando lesões musculares. Suspenso pela expulsão contra o Ypiranga, o lateral-esquerdo Guilherme Lazaroni está fora do jogo.
Contudo, o recém-contratado Sanchez, vindo da Portuguesa-RJ, pode ocupar a vaga e fazer sua estreia com a camisa rubro-negra. A primeira escalação de Fabiano Soares a frente do Vitória deve ter: Lucas Arcanjo; Iury, Alan Santos, Marco Antônio e Sánchez; Léo Gomes, Dionísio e Gabriel Santiago; Jefferson Renan, Alisson Santos e Guilherme Queiroz.
O trio principal de arbitragem é de São Paulo. No apito, comanda Salim Fende Chavez, com auxílio de Evandro de Melo Lima e Vitor Carmona Metestaine. O quarto árbitro será Eziquiel Sousa Costa e Jailson Macêdo Freitas será o analista de campo, ambos da Federação Bahiana de Futebol (FBF).